CAIFA ajuda idosos no resgate da dignidade e da autoestima

por Divisão de Comunicação publicado 14/09/2018 18h15, última modificação 14/09/2018 18h15
Entidade teve trabalho reconhecido pelo Legislativo osasquense
CAIFA ajuda idosos no resgate da dignidade e da autoestima

Presidente interino da CAIFA, Hamilton Galvão Araújo

Deniele Simões

Mostrar que os idosos devem ser respeitados e que a assistência integral à terceira idade é de suma importância para que os membros de uma sociedade possam se reconhecer como irmãos fraternos. Esse foi o objetivo da homenagem promovida à Casa de Assistência de Idosos Francisco de Assis (CAIFA), realizada pela Câmara Municipal de Osasco na noite da última quinta-feira (13).

A entidade, que atende idosos no Município de Osasco há 21 anos, foi agraciada com um Cartão de Prata, durante Sessão Solene que teve como proponente o Vereador Ralfi Silva (PODE), por meio do Decreto Legislativo 28/2018.

A solenidade contou com a presença de personalidades ligadas ao amparo e assistência aos idosos e membros da Maçonaria, que é um dos organismos que ajuda a manter a CAIFA.

O delegado regional da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Joaquim Domingues, abordou o trabalho social realizado pela Maçonaria, uma das principais apoiadoras da CAIFA. “Temos um empenho muito grande em fazer com que a nossa sociedade possa ser melhor hoje e que possamos construir um futuro muito melhor para a humanidade”.

A história da CAIFA também foi lembrada por um dos membros da diretoria da entidade, Paulo Contim, que ressaltou o trabalho do idealizador da obra, Horário Gonçalves . “Foi praticamente um anjo que passou por essa terra, tamanha a bondade que ele tinha, e que nos impulsionou”, disse, ao lembrar de outros nomes da Maçonaria que se empenharam no auxílio à CAIFA.

O Presidente interino da Casa de Assistência, Hamilton Galvão Araújo, encorajou a sociedade ao respeito para com a terceira idade. “Não sabemos os motivos que levam ao abandono ou à perda de laços familiares. À frente desses trabalhos, tenho presenciado coisas realmente tristes”, disse, ao se referir à situação dos idosos que chegam a Casa.

Para Araújo, o mais importante no trabalho promovido não é a quantidade de idosos atendidos, mas a possibilidade de resgate da autoestima e da dignidade que a CAIFA representa na vida dessas pessoas.

A Casa atende sete idosos, devendo receber o oitavo, em breve. Os assistidos são encaminhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e enfrentam situação de vulnerabilidade social e abandono. O trabalho é custeado por apoiadores e voluntários.

Assista ao vídeo e veja as fotos da homenagem.