Desfile de 7 de Setembro leva milhares de pessoas às ruas de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 10/09/2018 18h15, última modificação 10/09/2018 18h25
Tradicional, evento contou com participação de militares e civis

Rodolfo Blancato

Milhares de pessoas participaram da edição deste ano do Desfile Cívico e Militar de 7 de Setembro, ocorrido nesta sexta-feira em Osasco. O evento, um dos mais tradicionais da cidade, é realizado desde que o Município conquistou a sua emancipação, em 1962. 

A celebração começou na Câmara Municipal, às 8h, onde foi hasteada a Bandeira Nacional na presença do Presidente do Legislativo osasquense, Dr. Elissandro Lindoso (PSDB), e do Prefeito Rogério Lins (Podemos). Em seguida, as autoridades se dirigiram ao palanque montado na Avenida dos Autonomistas, que também foi prestigiado pelos vereadores Alex Sá (PDT), Jair Assaf (PROS) e Toniolo (PCdoB), secretários e autoridades militares do Município. 

O desfile foi aberto com a tropa sendo passada em revista pelo Prefeito. Os militares do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram recebidos com entusiasmo pela população, que compareceu em peso. 

Uma das munícipes a prestigiar a celebração, a professora de matemática Luciana Ribeiro de Lima, de 57 anos, diz que sempre ia à parada com os pais, quando era pequena, e voltou a frequentá-la três anos atrás. “É um clima que me lembra a infância, é muito gostoso. Mas também é um gesto de patriotismo”, avalia. 

Em seguida, foi a vez de as entidades da sociedade civil desfilarem. Marcaram presença algumas das instituições mais atuantes da cidade, como a Juventude Cívica de Osasco (Juco), que promove a capacitação de adolescentes para a prática da ética, o exercício da cidadania e o ingresso no mundo do trabalho. 

Durante a comemoração, também foi realizada uma homenagem a Luiz Roberto Claudino da Silva. Mais conhecido como Luizinho, ele foi cerimonialista e locutor oficial dos eventos da Prefeitura, tendo narrado o Desfile Cívico Militar de 2007 até o ano passado, quando morreu. O tributo foi prestado pelos gestores das escolas de educação infantil de Osasco. 

Como não poderia faltar, os alunos da rede municipal de ensino também tomaram a avenida. O tema do desfile deste ano foi “A Independência do Brasil e sua herança cultural”, escolhido pela Secretaria da Educação a partir de uma consulta aos professores da Rede. De acordo com estimativas da Prefeitura, o evento mobilizou 15 mil estudantes, cujas fantasias faziam referência a eventos históricos do país.