Em Osasco, lei prevê conscientização sobre a Síndrome de Down

por Divisão de Comunicação publicado 26/03/2018 09h35, última modificação 28/06/2018 14h41
Dia Internacional da Síndrome de Down promove reflexão sobre inclusão.

O dia 21 de março é marcado, em todo o mundo, como uma data especialmente dedicada à Síndrome de Down. No Dia Internacional da Síndrome de Down, entidades que atuam na defesa dos direitos dos portadores da síndrome alertam a sociedade para a importância da educação inclusiva.

Em Osasco, a Lei 4.748/2016, de autoria do Vereador Jair Assaf (Pros), institui a Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down, a ser comemorada, anualmente, na terceira semana do mês de março.

A data integra o Calendário Oficial de datas e eventos do Município de Osasco e tem como objetivo chamar a atenção para o problema de exclusão social enfrentado pelos portadores da síndrome.

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

Por ocasião da 13ª edição do Dia da Síndrome de Down, a CoorDown e a Down Syndrome International, em parceria com outros organismos internacionais, lançaram uma campanha de comunicação global com o tema “A Educação Inclusiva é um direito humano – é hora de remover as barreiras”.

O objetivo da campanha é destacar a importância de garantir aos estudantes portadores da síndrome o direito à educação totalmente inclusiva em escolas regulares. Só assim será possível promover a participação dessas pessoas nas comunidades em que estão inseridas, assim como garantia de melhores condições de vida.

Em nível nacional, o Movimento Down dará continuidade às campanhas “Síndrome de Down tem Diretriz”, para divulgação das Diretrizes de Atenção à Saúde das Pessoas com Síndrome de Down, “Notificar Importa”, que aponta a necessidade de notificação da Síndrome de Down aos órgãos competentes.