Palavra do Diretor

por Divisão de Comunicação publicado 12/06/2019 18h20, última modificação 12/06/2019 18h42

Por que a Câmara Municipal de Osasco tem uma Escola do Parlamento? A Constituição Federal de 1988, no parágrafo 2º do artigo 39, estabelece que, a nível federal, estadual e municipal, o poder público deverá manter as chamadas “escolas de governo” com o objetivo de formar e aperfeiçoar quem trabalha no serviço público. Mas, na prática, o papel dessas instituições sofisticou-se muito mais e apenas cumprir a Lei não é suficiente.

Marcos ArrudaA democracia brasileira, embora jovem, avançou muito na consciência de participação na administração pública, com a população exigindo acesso à informação e transparência por parte de suas repartições. E atender a essa demanda por participação constitui um grande desafio aos poderes constituídos. Posso dizer, como vereador que fui nesta Casa, que o Legislativo é o Poder que mais sente de perto o desejo que os cidadãos compartilham de que as instituições funcionem de maneira adequada.

Por isso, a Escola do Parlamento de Osasco é uma resposta a você, munícipe. Cabe a nós mobilizar recursos e meios e propor, elaborar, desenvolver e cooperar com a oferta de cursos, treinamentos, palestras, seminários, congressos, pesquisas, divulgação científica e quaisquer outros meios que qualifiquem a atuação da Câmara Municipal. Através da Educação, procuramos oferecer aos servidores e vereadores instrumentos indispensáveis para que desenvolvam as suas potencialidades e tenham consciência da missão do Poder Legislativo.

Entretanto, queremos nos aproximar da população, e devemos fazê-lo. Também é nosso papel desenvolver atividades educacionais voltadas ao público externo, porque, quanto mais informarmos os cidadãos osasquenses sobre o que é a Câmara e o que ela faz, mais condições de participação popular na administração da cidade terá o nosso povo. Ganhamos todos com isso.

A mim, ser Diretor desta Escola é de muita honra, mas a responsabilidade não é menor. A Escola do Parlamento existe desde 2017. A idade ainda é jovem, mas a trajetória que há pouco começou levará a uma longa história, tenho certeza. (Marcos Arruda)

Missão, Visão e Princípios

É missão da Escola do Parlamento:

• Contribuir para um Legislativo forte e independente, através da educação de qualidade para assuntos legislativos;
• Aproximar a Câmara Municipal de Osasco e a sociedade;
• Levar conhecimento aos cidadãos sobre os seus direitos e deveres para o exercício de sua cidadania;
• Promover a participação nas propostas de solução dos problemas do município; e
• Valorizar a cultura local.

Visão

Ser reconhecida, local e nacionalmente, como instituição de ensino que promove a educação legislativa, política e cidadã de excelência aos profissionais do Poder Legislativo e à comunidade.

Princípios

Escola do Parlamento observa a Constituição Federal de 1988, nos seus princípios fundamentais: cidadania, dignidade da pessoa humana e o preparo do seu público para a convivência num ambiente de pluralismo político.

Concebe a educação como instrumento fundamental para o aprimoramento institucional e a evolução da sociedade em geral, construído coletivamente e de acesso universal.

Para tanto, o ambiente institucional deve ser inclusivo, democrático, local onde a experiência educativa é continuada e os que dela participam desenvolvem-se nas esferas profissional e da cidadania.

Equipe

Diretor - Marcos Arruda
Engenheiro, Advogado e ex-vereador da X Legislatura da Câmara de Osasco (2001-2004)

Bibliotecário - Eduardo Lara Leitão
Formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Oficial Administrativo - José Dutra de Freitas Júnior
Tecnólogo em Processamento de Dados, formado pela Universidade Bandeirantes

Historiador - Rodrigo Campos de Souza
Formado pela Universidade de São Paulo