Presidente Altino, o Mais Antigo Bairro da Cidade

por osa — publicado 27/07/2013 12h46, última modificação 04/01/2018 11h29
O bairro que mais foi usado pelos primeiros prefeitos para afirmar a soberania municipal através da mudança do nome as ruas foi sem dúvida Presidente Altino.

Pres. Altino: Construção da Pça. Dicran Echerefian em 1963.

Pudera. Altino era o segundo bairro mais populoso da nascente cidade. Em agosto de 1967, em plena ditadura militar, e até para não ter problemas com o governo central, a Câmara Municipal continuava se reunindo para trocar o nome das ruas do bairro, pois o prefeito administrava a cidade através de decretos. Por isso a antiga Rua Bernardo José de Lorena recebeu o nome de Lourenço Collino. A família Collino veio para Osasco com o fundador Antônio Agu. Uma outra pequena rua, paralela à anterior, que também trocou seu nome na busca de auxiliar o encontro da identidade cultural e territorial da jovem cidade de Osasco, foi a antiga rua Caldeira Pimentel, que recebeu o nome de Ettore Bíscuola. Para não perder a mão, até pela proximidade geográfica, a antiga Rua Dom Pedro de Mascarenhas, cedeu seu nobre nome para que João Bíscuola viesse acompanhar a Ettore.

Anos 90: Vista aérea do bairro de Presidente Altino

Desde o nome da primeira rua, o bairro sempre trocou o nome dos ilustres da capital, pelos cidadãos que aqui vieram e ajudaram a construir a cidade. É o caso da antiga Rua França e Horta que hoje é conhecida como Godolphim Silveira. As praças deste bairro também tiveram seus nomes trocados para homenagear os que na cidade vieram morar. Por esse motivo que a atual praça Dicran Echrefian já se chamou José Flávio. Nesta troca de nome velho por nome novo teve rua que trocou o seu nome de uma letra por umas quantas letras que ainda hoje lá estão, avenida Henri Ford.

Como nem tudo é perfeito ou duradouro no mundo político, a próxima mudança foi para a então rua E, que passou a se chamar Alice Velho Teixeira. A antiga Rua "N" recebeu o nome de Laerte Rizzardi e quem conhece sua extensão, não acredita que um decreto possa mudar o nome de tão insignificante rua. Não se pode dizer o mesmo da antiga rua, cujo nome era Existente, renomeada para Maria C. Pânica e da antiga Rua Nicolau Vergueiro, que passou a chamar-se Ana Zozi Toni.

A Rua dos Armazéns tinha este nome, pois era a rua mais próxima dos armazéns de café, passou a denominar-se Abílio Mandes. A rua Pederneiras é hoje a Rua Zuma de Sá Fernandes. Por último, a antiga Rua Annete passou chamar-se Joaquim da Ressurreição que sumiu, já que no bairro não existe nenhuma rua com qualquer destes dois nomes.