“Nosso desejo é que Osasco continue crescendo”, diz José Geraldo Setter

por Divisão de Comunicação publicado 23/03/2018 12h37, última modificação 23/03/2018 12h37
Presidente da Ordem dos Emancipadores relembra o passado e fala sobre o futuro de Osasco.

Deniele Simões

O Presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, José Geraldo Setter, esteve na Câmara Municipal de Osasco para participar da Sessão Solene em comemoração ao 56º aniversário da Emancipação Político-Administrativa de Osasco.

Na ocasião, Setter concedeu uma entrevista relembrando o ato histórico que viabilizou Emancipação do Município de Osasco, do qual ele fez parte, em 1958.

Além de falar das glórias do passado, o Presidente da Ordem falou sobre o que espera para Osasco no futuro: educação para todos os cidadãos. Confira a íntegra da entrevista.

Câmara Municipal de Osasco - O que o senhor tem a dizer a respeito dos 56 anos de emancipação política e administrativa do Município de Osasco?

José Geraldo Setter – É uma satisfação, para nós, falar do 56º aniversário da emancipação, porque foi uma conquista que obtivemos com muita bravura. O que mais demonstra o quanto foi valoroso lutar por isso é a posição que a cidade ostenta hoje, com o oitavo PIB (Produto Interno Bruto) do País e o segundo do Estado de São Paulo. Então, a gente fica muito satisfeito e realizado em saber que a nossa luta não foi em vão.

CMO - Em que contexto surgiu a Ordem dos Emancipadores?

Setter – A população estava desgostosa, porque a Prefeitura de São Paulo não mandava benefício algum para cá. E aqui já havia dezenas de indústrias grandes, cuja arrecadação era bastante vultosa. E essa falta de assistência foi o que resultou no protesto, para que a gente fosse buscar a Emancipação.

Esse movimento de desgosto começou e, quando foi em 20 de março de 1947, a sociedade se organizou e formou uma entidade chamada Sociedade Amigos de Osasco (SADO). E essa sociedade começou a aviar a documentação para fazer encaminhamento, até conseguir uma primeira eleição, em 1953.

Essa eleição foi mal conduzida pelo pessoal que era de opinião contrária à Emancipação. Aí tivemos que aguardar até 58. Mas, aprendemos a lição e começamos a nos preparar já em 1957.

Em 21 de dezembro de 1958, recuperamos o terreno perdido e superamos aquela eleição passada, quando perdemos por 140 votos, e ganhamos por 1283 votos. Aí demos o troco com muita galhardia, muita luta e muita organização.

CMO – Como está constituída a Ordem atualmente?

Setter – A nossa sede fica na rua Virgínia Aurora Rodrigues, 413, e possui 502 metros de área construída. Temos uma grande galeria com fotografias da grande maioria dos emancipadores daquela época.

São cerca de 600 famílias cadastradas, mas algumas centenas já faleceram. Existem os sucessores, conforme prevê o nosso Estatuto. O primeiro escalão seriam os filhos e, depois, os netos dos emancipadores, como segundo escalão. Então, cada família tem sempre um, dois ou mais descendentes como membros da Ordem.

É importante lembrar que todas as atividades da Ordem são totalmente gratuitas.

CMO – Neste ano em que Osasco comemora o 56º aniversário de Emancipação, qual é o seu desejo para a Cidade?

Setter – O nosso desejo para a cidade de Osasco é que continue crescendo e que possa melhorar a posição entre as cidades que possuem o maior PIB nacional, resultando em benefícios para a cidade.

E um dos nossos sonhos é que a cidade não tenha um só adulto analfabeto e uma só criança em idade escolar sem cadeira na escola. Esse é um sonho que a gente persegue.

Assista ao vídeo do evento

Veja as imagens