“Posicionar-se é mostrar para o público que você tem opinião”, diz Thiago Lima

por Divisão de Comunicação publicado 19/12/2018 16h15, última modificação 19/12/2018 16h15
Palestra sobre marketing político trouxe esclarecimentos sobre uso das mídias sociais.

Deniele Simões

O cenário político tem passado por mudanças profundas e quebra de paradigmas. Uma das alterações mais graduais e contundentes tem sido o uso das mídias digitais, que vêm aproximando cada vez mais os agentes políticos e a população. No entanto, para que a comunicação seja clara, assumir posicionamentos tem sido cada vez mais necessário.

Esse e outros conceitos sobre marketing digital foram abordados pelo especialista Thiago Lima, na manhã desta quarta-feira (19), em palestra ministrada para vereadores, assessores e servidores Câmara Municipal de Osasco, e contou com a presença de moradores e estudantes do município.

Lima é Diretor da Agência Unika de Comunicação e tem 11 anos de experiência na área de marketing digital. Ele usou a expertise na área para abordar conceitos que podem ajudar no trabalho prático dos vereadores e assessores, como o uso das redes sociais para uma boa comunicação.

Segundo o palestrante, o posicionamento dos agentes políticos é importante para garantir uma boa imagem. “Posicionar-se não é arrumar briga com ninguém. É mostrar para o seu público que você tem opinião”, justificou.

Thiago Lima citou como exemplo bem-sucedido do uso de posicionamento claro a eleição do deputado Jair Bolsonaro à presidência da República. Ele também trouxe como case de sucesso o uso maciço das mídias digitais na campanha do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Outra dica do palestrante é produzir conteúdo de maneira customizada para cada canal utilizado e o público a ser atingido. A utilização de vídeos é uma boa alternativa para gerar acesso e interesse por parte do público, segundo ele.

Além de mostrar como devem ser as postagens e o posicionamento nas redes sociais, Thiago lima passou dicas sobre como utilizar o WhatsApp, como fazer o impulsionamento de conteúdo nas redes sociais, como utilizar recursos de chat automático e passou dicas de como combater a prática de “Fake News”.

ESCOLA DO PARLAMENTO

A palestra “Política 2.0 – O poder das mídias sociais no marketing político” foi a última atividade de 2018 da Escola do Parlamento que, ao longo do ano, trouxe palestras e cursos de capacitação para os servidores da Casa.

O Diretor da Escola do Parlamento, Roberto Delphino Júnior, explicou que o objetivo da palestra foi proporcionar esclarecimento sobre o tema e oferecer mais uma oportunidade de qualificação. “Nosso objetivo é sempre trazer fontes de informações para melhorar a qualidade dos trabalhos, trazendo palestras a custo zero para a Câmara”.

Delphino fez agradecimentos especiais ao Vereador Josias da JUCO (PSD), que indicou o palestrante Thiago Lima para falar sobre o tema, e o Presidente da Câmara, Dr. Elissandro Lindoso (PSDB), pelo apoio à Escola do Parlamento.