28ª Edição do Programa Nossa História homenageia corintianos

por Comunicação — publicado 17/03/2022 17h55, última modificação 24/03/2022 14h22
Coincidência reúne torcedores alvinegros na solenidade de hasteamento das bandeiras
28ª Edição do Programa Nossa História homenageia corintianos

Foto: Robson Cotait.

Por Ana Luisa Rodrigues

O Corinthians esteve representado na 28ª Edição do Programa Nossa História, realizada nesta quinta-feira (17). Isso porque, coincidentemente, os três convidados para conduzir e hastear a bandeiras de Osasco, São Paulo e do Brasil, são torcedores fiéis do time do Parque São Jorge, defensores da democracia e apaixonados por Osasco.

Emerson Márcio Vitalino, o Emerson Osasco, tem o nome da cidade no apelido, é vereador, corintiano, questionador e batalhador. Ficou conhecido quando, em uma manifestação na Avenida Paulista, ergueu os punhos, silenciosamente, com a camisa estampando o rosto de Malcolm X. Um gesto ousado em meio a manifestações de opositores. Um gesto de luta, resistência e orgulho de ganhar espaços em que a população negra não costumava frequentar.

“O Corinthians foi fundado 22 anos depois da abolição da escravidão. E foi o primeiro clube a ter em seu elenco jogadores negros. É o símbolo da democracia, da luta, da resistência. A população negra e das periferias estão sempre lutando para conquistar espaços”, comentou o parlamentar ao lembrar-se das lutas e desafios enfrentados pela população negra ao longo da história da formação da cidade, do estado e do país. Consciente das suas origens e das suas conquistas, agradeceu, emocionado, à sua família, que sempre esteve ao seu lado. “Sou grato a meu pai, minha mãe e minha esposa, por me apoiarem em todos os momentos, por sempre estarem comigo, por me ajudarem”.

Corintiana fanática, apaixonada por esporte e pelas palavras, a jornalista e pedagoga Ana Luisa Rodrigues, conhecida em Osasco como Ana Júlia, conduziu e hasteou a bandeira de São Paulo e ouviu a canção que originou seu apelido. “Ganhei esse apelido quando cheguei para trabalhar em Osasco. Gosto dele, pois faz com que me identifique com a cidade que me adotou”, disse Ana Júlia, que trabalha na Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Osasco. “É muito difícil estar desse lado, mas é emocionante. Amo o estado de São Paulo, tanto quanto amo o Corinthians, um time que tem uma das histórias de democracia mais bonitas que conheço”, falou Ana Júlia, ao agradecer, especialmente, a diretora da Comunicação, Meire Borges, pela oportunidade de poder trabalhar com as palavras. Para Ana Júlia, é possível transformar o mundo através do esporte e da educação.

O osasquense e advogado Rubens Machado conduziu a bandeira da cidade. Para ele, o dia amanheceu democrático, quando ao abrir a janela, um arco-íris no céu cinzento dava as boas vindas ao dia que levantava. “Foi uma noite de chuva, mas abri a janela e estava lá um arco-íris bonito, mostrando que o dia seria especial”, contou Machado, ao agradecer as pessoas que construíram a história de Osasco. “Nós éramos um bairro que tinha bandeira e hino. As pessoas lutaram para que esse bairro se transformasse em uma das principais cidades do país. Temos bandeira, temos hino e temos um povo que luta”, frisou. Dr. Machado é voluntário da Ordem dos Emancipadores de Osasco, renomado advogado, personal coaching, radialista e escritor. Seu sonho é criar uma fundação que aprimore a formação dos jovens.

O vereador Michel Figueredo, também corintiano, esteve presente na solenidade, agradeceu a todos os presentes e destacou a importância dos homenageados. “Também sou corintiano e sei que cada um aqui, deixou sua marca, trabalhou, lutou e fez com que sejam sempre lembrados”.

Vice-presidente da Frente Parlamentar Nossa História, o vereador Josias da Juco agradeceu os convidados, falou sobre sua convivência com cada um deles e destacou o que cada um representa. “Agradeço a Deus por sempre ter a oportunidade de estar nesta solenidade, sempre com pessoas especiais. E valorizar essas histórias é muito importante para todos."

Programa Nossa História

O Programa Nossa História, da Câmara de Osasco, é uma realização semanal da Frente Parlamentar Nossa História, criada em virtude dos preparativos para as comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Osasco e do bicentenário da Independência do Brasil, datas celebradas em 19 de fevereiro e 7 de setembro de 2022. Com o hasteamento de bandeiras, pretende-se estimular a prática do civismo e da cidadania. “Pensamos em criar um instrumento legislativo para que pudéssemos desenvolver atividades, eventos para trazer a nossa população de volta à questão do civismo, reforçando a importância de valorização da história”, explica o vereador Rogério Santos, presidente da Frente Parlamentar Nossa História.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo | Edições Anteriores