7ª Edição do Programa Nossa História homenageia Dimitri Sensaud de Lavaud

por Divisão de Comunicação publicado 22/10/2021 12h35, última modificação 22/10/2021 17h52
Evento contou com a presença de emancipadores e emocionou os presentes
7ª Edição do Programa Nossa História homenageia Dimitri Sensaud de Lavaud

Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Multimídia

Vídeo Galeria de Fotos

Por Ana Luisa Rodrigues

Um dos principais personagens da história de Osasco, o inventor Dimitri Sensaud de Lavaud foi homenageado pelo poeta Luiz Tamborilando durante a 7ª Edição do Programa Nossa História, realizada na manhã desta quinta-feira (21), na Câmara Municipal de Osasco. A homenagem em forma de poema recebeu muitos aplausos do público que compareceu para prestigiar o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado de São Paulo e de Osasco.

Dimitri Sensaud de Lavaud (1882-1947) foi um engenheiro, inventor e aviador de ascendência francesa, nascido na Espanha e naturalizado brasileiro. Residia na então Vila Osasco, onde construiu o primeiro avião nacional e com ele realizou o primeiro voo da América Latina, no dia 7 de janeiro de 1910.

Outro destaque do evento desta quinta-feira foi a presença de Antônio Pereira Lapas, que recentemente completou 87 anos de idade. Ele chegou em Osasco em 1950 e atua como um dos diretores da Ordem dos Emancipadores de Osasco. Ficou responsável por hastear a bandeira de Osasco e se emocionou ao falar sobre o passado.

“A gente passa pelo tempo e o tempo passa pela gente. E neste momento, ele está parado por ver tantos amigos aqui”, comentou Lapas que estava acompanhado de seu filho, Jorge Lapas, ex-prefeito de Osasco e atual secretário executivo do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Metropolitana Oeste).

Lázaro Suave, presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, pediu ao ex-prefeito que continue sempre presente para que a história de Osasco seja valorizada através dos filhos dos emancipadores e ressaltou o papel da entidade na história da cidade. “Para mim é muito gratificante estar à frente desta instituição, pois sou filho de emancipadores. É muito interessante para nós continuarmos contando as histórias. Nós não fazemos política, apesar de fazer parte dela”, disse Suave.

Filha de imigrantes portugueses que chegaram em Osasco na década de 1950, a responsável pelo erguimento da bandeira do estado de São Paulo, Conceição Ferreira Hipólito, é uma ativista dos direitos do idoso e do respeito para com as pessoas. Ela, em parceria com a médica dra. Elza Hieko Aoki, também presente no evento, e um grupo de voluntários, criaram há 21 anos a ANOSCAR (Associação Comunitária Nossa Senhora do Carmo), instituição sem fins lucrativos que atende idosos, crianças e adolescentes, no município.

“Estamos aqui hoje, como alguém esteve lá atrás, há muitos anos, construindo a história. Tenho certeza de que cada um que está aqui pode contribuir e pode fazer algo por nossa cidade”, declarou Conceição, ao reforçar a importância de se fazer o bem, independentemente da religião.

Visivelmente emocionada ao saudar sua família e principalmente seus irmãos, a vereadora Lúcia da Saúde, que hasteou a bandeira do Brasil, falou sobre suas lutas desde que chegou em Osasco.

“É muito orgulho pode levantar a bandeira do Brasil. Quando cheguei aqui em Osasco, lá no Jaguaribe, tudo era barro ainda. E para mim, é uma responsabilidade muito grande hastear essa bandeira, minha vida sempre foi feita de lutas, muitos desafios e hoje continuamos lutando por mais saúde, segurança e educação para toda a cidade”, esclareceu Lúcia, que aproveitou para agradecer ao ex-prefeito Jorge Lapas pela oportunidade que teve de assumir a direção da Policlínica Zona Norte , antes de ser eleita vereadora pela primeira vez.

Presidente da Frente Parlamentar Nossa História, o vereador Rogério Santos defendeu a necessidade de união entre as pessoas. “Quando a letra do Hino Nacional diz “verás que um filho seu não foge a luta”, não estamos falando de conflitos e guerras, mas de união, de luta por um bem comum. Enquanto estivermos desunidos, não podemos nos desenvolver”, destacou.

O vereador Josias da Juco completou a fala de Rogério Santos, frisando que não é possível fazer nada sozinho. “Temos de ser gratos a todas as pessoas que passaram por aqui, por esta Casa, e que também construíram a história”, afirmou. Josias agradeceu pelos feitos de Jorge Lapas e dos ex-vereadores José Amando Mota e Dionízia Luvizoto, também presentes no evento.

Também prestigiaram a cerimônia de hasteamento das bandeiras Sérgio Di Nizo, secretário de Governo; Gelso Lima, secretário de Emprego, Trabalho e Renda; Luiz Arraes, presidente do sindicado dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Osasco e Região; João Góes, presidente do sindicato dos Comerciários de Osasco; e os vereadores, Joel Nunes, Cristiane Celegato, Michel Figueredo, Adauto Tô Tô e Ana Paula Rossi.