8ª Edição do Programa Nossa História recebe familiares do fundador de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 28/10/2021 18h55, última modificação 29/10/2021 10h15
Sobrinha-neta de Antônio Agu prestigiou a solenidade na última quinta-feira (28)
8ª Edição do Programa Nossa História recebe familiares do fundador de Osasco

Foto: Robson Cotait.

Multimídia

Por Ana Luisa Rodrigues

A chuva molhou o solo osasquense durante a madrugada quinta-feira (27), Dia do Servidor Público. Mas, parou pela manhã e permitiu que as bandeiras do Brasil, de São Paulo e Osasco tremulassem no dispositivo da Câmara Municipal, durante a realização da 8ª Edição do Programa Nossa História.

Além da comemoração ao Dia do Servidor Público, a edição celebrou os 176 anos de nascimento de Antônio Agu, fundador da Vila Osasco. Agnes Cassavia Agu, sobrinha-neta de Antônio Agu, foi convidada pelos organizadores para hastear a bandeira do estado de São Paulo, representando a família do fundador. O vereador, Rogério Santos (PL), presidente da Frente Parlamentar Nossa História e aniversariante do dia, conduziu a bandeira do Brasil; e José Antônio Arévalo Júnior, filho de José Antônio Couzo Arévalo, vereador da IV legislatura e já falecido, ergueu a bandeira de Osasco.

A cerimônia de hasteamento das bandeiras começou com uma homenagem a Antônio Agu, feita pelo poeta Luiz Tamborilando. “Para fazer uma cidade, primeiro vem o coração, e depois, sim, coragem e determinação. Seu Antônio, o maior dos fundadores, o nosso muito obrigado e um ramo de flores”, declamou Tamborilando, em meio a outras palavras em homenagem ao italiano fundador da cidade.

Osasco recebeu este nome de Antônio Agu, em homenagem à sua cidade natal, na Itália. Em 2019, Agnes Cassavia Agu realizou o sonho de conhecer o local onde há 176 anos nascia seu tio-avô.

“Em nome da família Agu, agradeço essa homenagem do Programa Nossa História, que sempre faz homenagem aos fundadores. Eles que fizeram dessa cidade essa pujança, o segundo PIB do estado e sexto do país. É uma honra estarmos aqui”, declarou Agnes, que estava acompanhada de José Geraldo Setter,  da Ordem dos Emancipadores se Osasco.

Setter falou sobre a importância de perpetuar a história de Osasco. “Agradeço a todos pela oportunidade que nós temos em realizarmos toda semana esse evento, que proporciona a perpetuação da história da nossa cidade”, disse.

Arévalo Júnior, que também é empresário na cidade, representou seu pai, que era espanhol e chegou em Osasco em 1959, onde conheceu sua esposa, a professora Lourdes Manholer.

Em 1972, Arévalo assumiu uma cadeira na Câmara Municipal e sua esposa, em 1974, foi nomeada secretária municipal de Educação, na primeira gestão do prefeito Francisco Rossi. Orgulhoso do pai, Arévalo Júnior parabenizou os organizadores pelo evento e falou sobre a força daqueles que construíram a cidade. “Temos de agradecer a todos que muito trabalharam para transformar a cidade fundada por Agu em uma das maiores cidades da federação. E parabéns aos organizadores por esse momento cívico que tanto faz falta em nosso país nesse momento político que passamos”, comentou.

Emocionado por poder hastear a bandeira do Brasil no dia do seu aniversário, o vereador Rogério Santos expressou sua felicidade em participar do evento ao lado de sua esposa — Edna Maria da Silva Santos, a quem considera sua coluna de sustentação —, de sua filha Deise, de seu neto e de sua irmã.

“Chegamos aqui porque tivemos uma história formada por homens e mulheres que construíram a cidade tijolo por tijolo”, disse Rogério Santos, antes de falar sobre o que representou este dia para ele. “É dia de manifestar o nosso amor a toda realização coroada por Deus. Quando uma sociedade está desorganizada é porque não está se amando”, afirmou o vereador. Segundo ele, a família está acima da vida, “porque muitas pessoas entregam a própria vida por sua família. É assim que a mãe faz pelo filho e é assim que um casal faz um pelo outro. Acima da família, está a pátria". E continuou: “Quando a pátria está em perigo, precisamos por um tempo sair para defendê-la. Porque quando a pátria não está bem, nenhuma família está bem”,  concluiu o vereador.

Rogério Santos também agradeceu ao Presidente da Câmara, Ribamar Silva, pelo apoio que sua gestão tem dado à Frente Parlamentar Nossa História.

Josias da Juco aproveitou a oportunidade para parabenizar Rogério Santos, a quem considera um amigo. “É um homem que só com um olhar a gente sabe se está gostando ou não de nossas atitudes. Mas que também nos respeita, mesmo não concordando. Aprendi a admirar vários vereadores, e hoje me emocionei com meu amigo Rogério Santos ao vê-lo hastear a bandeira do Brasil. Você tem nos dado muitos ensinamentos”, declarou Josias, vice-presidente da Frente Parlamentar Nossa História.

O vereador também agradeceu à família de Arévalo Júnior, que doou o terreno onde hoje funciona a JUCO (Juventude Cívica de Osasco) e falou sobre o slogan da cidade de Osasco. “'Osasco Cidade-trabalho' e 'Osasco Cidade da Família'. É aqui que cuidamos de nossa família, foi aqui que as famílias se dedicaram ao Movimento dos Autonomistas e construíram essa cidade”, finalizou.