Academia Carlos Costa recebe Placa Comemorativa da Câmara de Osasco

por Comunicação — publicado 13/05/2022 15h35, última modificação 17/05/2022 14h07
Trabalho em favor do fisiculturismo ganha reconhecimento do Legislativo
Academia Carlos Costa recebe Placa Comemorativa da Câmara de Osasco

Fotos: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Deniele Simões

Em Sessão Solene realizada na noite desta quinta-feira (12), a Câmara Municipal de Osasco prestou homenagem à Academia Carlos Costa pelos relevantes serviços prestados à comunidade osasquense.

Em uma cerimônia marcada por lágrimas e discursos de superação, a academia foi agraciada com uma Placa Comemorativa – honraria entregue a associações, entidades, fundações e entidades que prestam serviços à comunidade osasquense e enaltecem o nome do município.

Proposta por meio do Decreto Legislativo 02/2022, de autoria do vereador Ralfi Silva (Republicanos), a honraria foi entregue aos proprietários da academia, o casal Carlos Costa e Lucimara Costa.

O parlamentar, que também presidiu a solenidade, destacou o trabalho de Carlos Costa em favor do esporte de Osasco, em especial na área de fisiculturismo. “É uma honra para Osasco ter você como um atleta de alto nível, representando a nossa cidade e salvando vidas, porque você salva a vida de várias pessoas, quando incentiva o esporte”.

O vereador Joel Nunes (Republicanos) também falou sobre a importância da academia e de seu proprietário como influenciadores de uma geração saudável. “É de suma importância o seu trabalho, o seu exemplo, de carregar essa força, de ser um espelho, pois têm muitos jovens que chegam na sua academia e mudam de vida”, declarou.

Alunos da academia também aproveitaram a oportunidade para falar das qualidades de Carlos Costa – também conhecido como Carlão. “É um atleta de elite de 50 anos que passa para os jovens um exemplo que muitas pessoas deveriam passar”, afirmou Lincoln Felipe.

Também aluna de Carlão, a jornalista da Câmara de São Paulo, Fernanda Lucena, destacou o trabalho da instituição pela cidade. “É uma pessoa que, como ninguém, reflete o lema de Osasco, ‘cidade trabalho’. É justo reconhecer o trabalho do Carlão pela cidade e pelo fisiculturismo”.

A entrega da Placa Comemorativa foi marcada pelo discurso emocionado do homenageado, repleto de lágrimas e passagens de superação, retratando sua trajetória desde a chegada a Osasco, em 1991, e as principais alegrias e dificuldades que envolvem as conquistas. “Já disputei vários campeonatos, já comi muito pão duro para chegar aonde cheguei. Ver o meu trabalho sendo reconhecido depois de tanto tempo, para mim é uma coisa que não tem como descrever”, emocionou-se Carlão.

A Academia

A história da Academia Carlos Costa foi mostrada em um vídeo especial. A instituição funde-se ao nome de seu criador, Carlão, um paraibano que chegou a Osasco em 1991. Carlão começou a treinar na Academia Halteress. Devido à dedicação e ao esforço, tornou-se instrutor e, depois, adquiriu o espaço, que foi batizado como Academia Carlos Costa. Em 1998, conquistou o Campeonato Paulista de novos no Fisiculturismo. Depois vieram outras conquistas, entre elas os títulos do Mercosul, Brasileiro e Sul-Americano pela National Amateur Body-Builders' Association (NABBA), sempre levando o nome de Osasco por onde passou.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo