Alunos do Colégio Vivendo e Aprendendo conhecem o Legislativo Osasquense

por Divisão de Comunicação publicado 13/07/2018 10h03, última modificação 13/07/2018 10h03
Visita monitorada à Câmara estimula exercício da cidadania.

Deniele Simões

A Câmara Municipal de Osasco recebeu, na tarde desta terça-feira (3), a visita de 51 alunos do Colégio Vivendo e Aprendendo. O grupo de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental pôde vivenciar o funcionamento das estruturas do Poder Legislativo Municipal e assistiu à 14ª Sessão Ordinária do ano.

A visita monitorada foi coordenada pela Seção de Cerimonial e contou com a participação da equipe da Escola do Parlamento. Os alunos conheceram a Sala de Reuniões, o Plenário “Tiradentes” e receberam orientações sobre os trabalhos realizados pelos Vereadores na Casa de Leis.

O Diretor da Escola do Parlamento de Osasco, Roberto Delphino Jr., fez uma explanação sobre o funcionamento do Poder Legislativo e comentou sobre a importância da presença do grupo. “Estar aqui é uma oportunidade única para vocês. Tudo o que está sendo mostrado poderá ajudar vocês no futuro”, disse.

Delphino também anunciou que, em breve, será implantado na Câmara de Osasco o Parlamento Jovem, que consiste no exercício do mandato parlamentar por jovens estudantes. Ele finalizou a explanação colocando-se à disposição para levar palestras sobre o Poder Legislativo e temas correlatos para os alunos do Colégio.

A visita foi idealizada pelos professores Dejalmir Wellington Souza e Silva, da disciplina de Filosofia; Eliana de Fátima Lopes Nascimento, da disciplina de História, e pelo Diretor Executivo da MXA Solutions Empreendedorismo e Geração de Renda, Marcelo Alves de Paula.

“Quisemos mostrar aos alunos o dia a dia de um vereador, para que eles conheçam o funcionamento da Câmara e saibam cobrar seus representantes no futuro”, explicou a professora Eliana.

Marcelo de Paula ressaltou que a ideia de trazer os alunos até a Câmara foi motivada por uma parceria da MXA Solutions com escolas de Osasco e que esse trabalho surgiu da necessidade de os jovens conhecerem a estrutura de funcionamento do Poder Público.

Para o gestor, esse tipo de visita desperta a cidadania dos jovens e adolescentes. “Quando você chega aqui, tudo isso desperta um certo interesse neles, para que futuramente exerçam a cidadania com mais ênfase”, pontua.

O Presidente da Câmara parabenizou os alunos e professores pela iniciativa e colocou o Legislativo Osasquense à disposição de todos. “Recebemos com muita alegria os alunos do Colégio Vivendo e Aprendendo, que vieram conhecer o trabalho dos legisladores municipais. É um belo começo para o exercício da cidadania e, no que depender de nós, Vereadores, vamos fazer muito mais”, declarou.

PRÓXIMAS VISITAS

Na próxima semana, um novo grupo de alunos do Colégio Vivendo e Aprendendo visitará o Legislativo Osasquense, desta vez composto por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Veja as imagens do evento