Alunos simulam Sessão Ordinária e conhecem rotina do Legislativo

por COMUNICAÇÃO — publicado 19/09/2022 16h58, última modificação 19/09/2022 16h58
Visita dos estudantes do Colégio Cultura movimentaram a tarde na Câmara Municipal

Por Ana Luisa Rodrigues. Foto: Ricardo Migliorini.

Com a flexibilização dos protocolos de combate à Covid-19, a Câmara Municipal de Osasco tem recebido visitas de alunos das redes pública e particular de ensino da cidade. Na tarde desta segunda-feira (19), 20 alunos do Colégio Cultura visitaram a Casa de Leis e simularam a realização de uma Sessão Ordinária. Visitaram a Sala de Estar, onde está a Galeria dos Presidentes; visitaram os gabinetes dos vereadores e o Gabinete da Presidência.

“É fácil para eles compreenderem algumas profissões, como jogador de futebol, atriz, engenheiro e pintor. Mas, conhecer a rotina do Legislativo é muito distante da realidade deles e essa visita foi muito importante para eles, que estão muito felizes”, comentou Josiane Matos, diretora do colégio.

Durante mais de 30 minutos, os alunos simularam uma Sessão Ordinária e contaram com a ajuda do próprio presidente da Câmara, o vereador Josias da Juco (PSD), que orientou e explicou para os alunos como funciona uma Sessão. Na Sala de Estar, as alunas ficaram indignadas com a ausência de presidentes mulheres. “Por que não tem nenhuma mulher presidente?”, questionou Giulia.

Curiosos os alunos fizeram perguntas sobre o funcionamento e a apresentação dos projetos, sobre como é eleito o presidente da Câmara e com quantos anos uma pessoa pode ser vereador. Josias da Juco respondeu às perguntas e elogiou a postura dos alunos.

“É muito importante para os alunos conhecerem a rotina do Legislativo. Eles são curiosos e dispostos a aprender, e essa turma fez muitas perguntas sobre a Câmara”, declarou Josias da Juco, que é o 1º vice-presidente da Casa, mas está exercendo a presidência de forma temporária.