Apoio do Legislativo garante curso de capacitação para agentes multiplicadores

por Divisão de Comunicação publicado 23/03/2018 16h34, última modificação 23/03/2018 16h34
Capacitação, ministrada pelo Denarc, acontece até dia 23, na Sala Osasco.

A criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD) foi uma grande conquista para Osasco, graças à união de forças entre os Poderes Legislativo, Executivo e a sociedade civil. O primeiro grande fruto colhido dessa parceria é o “Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas”, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de março, na Sala Osasco.

A capacitação será feita por técnicos do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), da Polícia Civil de São Paulo. O público-alvo é formado por agentes multiplicadores que atuam na área de prevenção ao uso de drogas, como professores, conselheiros tutelares, profissionais da saúde, assistência social, esportes, entre outros que desenvolvem trabalhos específicos voltados à prevenção ao uso de drogas.

Com duração de 20 horas, o curso abordará vários aspectos sobre o uso e abuso de drogas, desde questões legais, passando pela questão da prevenção, farmacologia e até mesmo projetos de prevenção voltados ao Município, com discussões em grupo. Ao todo são 500 vagas e, para participar, é preciso doar 1 kg de alimento não perecível.

PAPEL DA COMISSÃO

A atuação da Comissão da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher foi fundamental na discussão da viabilização do curso. No final de janeiro, membros da Comissão estiveram reunidos com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos para discutir a implementação da capacitação.

O Presidente da Comissão, Vereador Josias da JUCO, acredita que o curso ajudará a sociedade unir esforços com o novo COMPOD na luta contra as drogas, que é muito árdua.

O Vereador Daniel Matias, que também é membro da Comissão, ressalta que o COMPOD é um braço forte no trabalho contra as drogas e que todos vêm unindo esforços para que as ações sejam ampliadas.

PROGRAMAÇÃO:

- Dia 19/3 – segunda-feira

18 horas: Abertura

18h15: Tiago Magno, com os temas “Aspectos jurídicos da Lei sobre Drogas – 11.346/06

19h50: Intervalo

20h10: “Aspectos Biopsicossociais e Fatores de Risco e Proteção”

- Dia 20/3 – terça-feira

A partir das 18 horas: Alexandre Avilez, com o tema “Métodos de Abordagens Preventivas para Jovens e Adolescentes”

- Dia 21/3 – quarta-feira

18 horas: Regina Ribeiro Neves, com o tema “Boas Práticas na Prevenção ao Álcool e Outras Drogas”

19h50: Intervalo

20h10: Angela Campanelli, com o tema “O Papel e Influências das Mídias na Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas”