Aprimoramento pessoal é o foco dos cursos do mês de maio da Escola do Parlamento

por Comunicação — publicado 06/05/2022 11h00, última modificação 06/05/2022 11h02
Programação acontecerá todas as quintas do mês, com conteúdo de habilidade pessoal
Aprimoramento pessoal é o foco dos cursos do mês de maio da Escola do Parlamento

Cursos da EPO: ampliação do conhecimento dos servidores da Casa.

Por Charles Nisz

Depois da programação voltada para Técnica Legislativa, acontecida em abril, no mês de maio a Escola do Parlamento de Osasco (EPO) promoverá capacitação voltada para o desenvolvimento pessoal dos funcionários da Casa.

Todas as quintas-feiras do mês de maio, a EPO promoverá cursos sobre o desenvolvimento de habilidades pessoais. O primeiro desses cursos, aconteceu no dia 5 e teve como tema "Liderança e Comportamento".

Ministrada pela diretora da EPO, Marli Arruda, a aula teve como principal conteúdo o desenvolvimento de competências de liderança e como isso está ligado ao comportamento psicológico de cada indivíduo. Vinte funcionários participaram via Zoom, ferramenta de reunião por vídeo.

Segundo Marli, “há habilidades e características que são inatas, mas devemos focar naquelas características que podemos mudar ou desenvolver. Além disso, nossa evolução não pode estar baseada na comparação com os outros, mas no nosso estado anterior”.

Como maneira de comprovar a eficácia do treinamento perante a habilidade inata, Marli comentou sobre a teoria das 10 mil horas. Segundo especialistas em competências, uma pessoa se torna expert num assunto após 10 mil horas de estudo ou prática de determinado campo do conhecimento.

“Psicólogos comprovaram que crianças têm mais aptidão que jovens e adolescentes, mas que, com o passar da idade, só a prática traz o desenvolvimento das habilidades. Uma pessoa com rendimento mediano realizou 4 mil horas de prática; um bom profissional treinou 8 mil horas; e apenas quem atua mais de 10 mil horas vira um expert”, disse Marli.

“Inteligência é algo possível de ser aprendido e quem aplica essas habilidades vai mais longe. A ideia é transformar potencial em potência, desenvolver aquilo que recebemos de forma inata”, acrescentou.

A parte final da aula foi marcada pela explicação dos quatro principais tipos de personalidade, suas características positivas e negativas e como essas características influenciam o estilo de liderança e gestão de cada perfil.

“Estudos mostram que temos os perfis chamados executor, comunicador, analista e planejador. Uma boa equipe é aquela que mistura esses diferentes perfis e fazendo uso de suas características consegue maximizar o rendimento do grupo”, finalizou a diretora da EPO.