Atuação do Legislativo osasquense tem papel essencial na geração de empregos

por Divisão de Comunicação publicado 14/05/2021 14h43, última modificação 14/05/2021 14h43
Câmara participa votando e aperfeiçoando projetos sobre criação de postos de trabalho

Por Ana Luísa Rodrigues*

A crise provocada pela Pandemia da Covid-19 atingiu principalmente a economia dos municípios brasileiros. Os gastos com a saúde aumentaram, a arrecadação diminuiu e milhares de pessoas perderem o emprego, aumentando os índices de desemprego no país.

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2021, a taxa de desocupação atingiu 14,4%, cerca de 14, 4 milhões de desempregados. Entre os jovens com idades entre 18 e 24, segundo o IBGE, a taxa de desemprego em 2020 ficou em 29,8%.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) afirmou recentemente que a Pandemia prejudicou principalmente os jovens nessa faixa etária.

A preocupação em reduzir os danos provocados pelo desemprego nessa faixa etária é latente na Câmara Municipal de Osasco. A vereadora Elsa Oliveira (PODE) apresentou ao Executivo uma indicação com pedido à Secretaria de Emprego Trabalho e Renda para a realização de estudo de criação de política pública para destinar vagas de emprego a jovens entre 18 e 24 anos, em estado de vulnerabilidade social.

As ações da Câmara de Osasco em relação aos projetos de políticas públicas que possibilitam a geração de empregos na cidade têm se mostrado essenciais para que Osasco se destaque no cenário econômico nacional e estadual.

A composição de comissões permanentes, que têm como incumbência a discussão e apreciação de projetos, emendas e outras proposições, fortalece as decisões e garante a aprovação de projetos que favoreçam o desenvolvimento do município.

A análise do projeto de lei que reduziu a alíquota do ISSQ em 2018, por exemplo, permitiu que diversas empresas se instalassem em Osasco, principalmente as de tecnologia, que abrem oportunidades de emprego para os mais jovens. Empresas como Mercado Livre, Ifood e outras do ramo do e-commerce se estabeleceram em Osasco e transformaram o município em um polos que mais geram riquezas no Estado.

O presidente da Câmara de Osasco, vereador Ribamar Silva (PSD), lembra que a postura do parlamento tem sido a de colaborar com aquilo que for bom para a população. “Por isso mesmo, essa atuação tem sido fundamental para que o município continue se desenvolvendo e gerando mais oportunidades para o cidadão”, justificou.

*Com edição de Deniele Simões