Autoridades e população debatem Projeto Nova Remédios

por Divisão de Comunicação publicado 13/07/2018 14h42, última modificação 13/07/2018 14h42
Audiência Pública reuniu mais de 400 pessoas para discutir tema

Deniele Simões

Mais de 400 pessoas estiveram reunidas em Audiência Pública no Teatro Aspro, na Vila dos Remédios, para discutir o Projeto “Nova Remédios” ante a revisão do Plano Diretor do Município de Osasco. O encontro, realizado no último domingo (1/7), foi promovido pela Câmara de Osasco, a pedido do Vereador Tinha Di Ferreira (PTB), e reuniu Vereadores, representantes do Poder Executivo Municipal, lideranças comunitárias e moradores do bairro.

De acordo com o Vereador Tinha, a Audiência Pública foi importante para discutir as reivindicações dos moradores da Vila dos Remédios e região, tendo em vista o processo de revisão do Plano Diretor do Município de Osasco. “Essa é a oportunidade de nós resolvermos o grande problema na Baixada dos Remédios e na Vila dos Remédios. A proposta é fazer um ‘piscinão’ para resolver problema de enchentes e uma área de lazer em cima, fazer requalificação do bairro na área de zoneamento, trazer moradias populares e para a classe média, e gerar empregos na área de tecnologia, para criar mais receita”, explicou Tinha.

O Vereador explicou que essa é a vontade da população de toda a região e que a Vila dos Remédios precisa voltar a ser considerada como um bairro residencial.

O Secretário Municipal de Planejamento e Gestão, Bruno Mancini, explicou que o atual Plano Diretor do Município de Osasco foi instituído em 2004 e deve passar por um processo de revisão a cada 10 anos. Esse processo foi iniciado no ano passado e deve se estender até o início de 2019.

Mancini elogiou a iniciativa da Audiência Pública e a disposição da população em participar da discussão do tema, em uma manhã de domingo. “Ocupar esses espaços e discutir a cidade que a gente quer é fundamental. Não acredito que seja possível fazer de uma forma diferente. Só com a participação, ouvindo as pessoas, quem mora e quem vive o cotidiano, que a gente pode fazer um trabalho melhor”, afirmou.

A Secretária Adjunta de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Cíntia Clementino, explicou o processo de revisão do Plano Diretor, que prevê a realização de Audiências Públicas e a participação popular. “Haverá consulta para que o projeto seja colocado à disposição de toda sociedade e se façam sugestões de melhorias e propostas”, disse. Cíntia agradeceu  ao convite da Câmara para Audiência e pediu ao público que participe das discussões do Plano Diretor, fazendo as contribuições necessárias.

O Coordenador Técnico do Plano Diretor, Igor de Carvalho, falou sobre o processo de revisão do Plano, iniciado em 2017, e que prevê a participação da sociedade civil. A ideia é fazer com que Osasco cresça, respeitando as limitações do meio ambiente. Os próximos passos serão a divulgação de diagnósticos e propostas preliminares e, em seguida, a realização de audiências e conversas públicas. A expectativa é que o Plano revisado seja encaminhado para a apreciação do legislativo até o início do ano que vem.

PROPOSTAS DA COMUNIDADE

A Presidente do Instituto de Ação Comunitária, Cléria Aparecida Jardim, defendeu a instituição de um Plano Diretor Metropolitano, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pela população dos bairros que fazem divisa com o Município de São Paulo.

Cléria também pediu apoio dos vereadores para a aprovação de projetos de moradia na região da Vila dos Remédios e encerrou seu discurso lembrando a importância de o povo participar das discussões. “A gente tem que participar, votar e cobrar. Participem sempre, porque é a nossa luta, é a nossa voz que vai mudar tudo”, declarou.

Em nome dos moradores da região, Amorim Carvalho Dias Pereira abordou as propostas defendidas pela população local, com ênfase na solução do déficit habitacional. “Podemos construir 12 mil moradias, mas esses terrenos não estão demarcados”, disse, ao lembrar sobre terrenos ociosos na região.

O morador também defendeu a realização de uma audiência entre a população da região e o Prefeito Rogério Lins, e enfatizou a importância da participação popular para que se consiga avançar nas pautas reivindicatórias.

A Vereadora Dra. Régia Gouveia Sarmento (PDT) também defendeu a participação da população da região e pediu que o Executivo Municipal dê mais voz aos moradores.

O Presidente da Câmara, Vereador Dr. Elissandro Lindoso (PSDB), sugeriu a realização de uma audiência conjunta entre os prefeitos de Osasco e São Paulo para que se possa discutir problemas pertinentes aos moradores das divisas entre os dois municípios.

Em seguida, a Audiência foi aberta à participação popular e os moradores puderam falar sobre os problemas enfrentados.

Veja ao vídeo e veja as imagens do evento