Banco de Alimentos de Osasco recebe congratulações por prêmio conquistado

por Divisão de Comunicação publicado 09/11/2021 17h30, última modificação 10/11/2021 11h45
Projeto osasquense ficou em 3º lugar no Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e a Desnutrição

Por Ana Luisa Rodrigues

Os parlamentares osasquenses aprovaram, na manhã desta terça-feira (09), durante a 27ª Sessão Ordinária, uma Moção de Congratulações pela conquista do 3º lugar do projeto “Banco de Alimentos de Osasco no enfrentamento à pandemia do COVID-19”, no Prêmio Josué de Castro – Combate à Fome e Desnutrição.

Autor da propositura, que foi aprovada por unanimidade, Zé Carlos Santa Maria (Patriota), não poupou elogios ao trabalho desenvolvido pelo Banco de Alimentos e falou que há quatro anos o projeto enfrentava dificuldades.

“Quando falamos de banco de alimentos, lembro das nossas raízes, nós que viemos de uma origem muito humilde. Quando Rogério Lins assumiu em 2017, o Banco de Alimentos funcionava com poucos funcionários e precisamos de ajuda de voluntários. Mas felizmente conseguimos para atender as famílias”, comentou Zé Carlos, satisfeito pelo prêmio conquistado pelo projeto. “O banco de alimentos que estava para fechar portas e hoje ganha o terceiro lugar em um prêmio”, frisou.

Adauto Tô Tô (PDT) esclareceu que o Banco de Alimentos não limita o trabalho apenas à distribuição de alimentos. “Lá também se acolhe as famílias e os funcionários”, comentou Adauto, que também parabenizou os administradores do espaço, João Peres e Mônica Yamada.

“Parabéns pela moção que reconhece um trabalho que tem sido feito com muita qualidade e muita competência em nossa cidade”, disse Délbio Teruel (DEM), seguido da vereadora Elsa Oliveira (Podemos), que falou sobre o momento da premiação realizada no dia 20 de outubro, na sede da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

“Tive a honra de participar do momento, quando a equipe recebeu esse prêmio. Nosso município disputou com muitos outros e isso é um orgulho. O Banco de Alimentos tem tocado em uma parte muito importante, que é o combate a fome na nossa cidade”, afirma Elsa Oliveira, que aproveitou para pedir aos colegas parlamentares agilidade na aprovação do projeto da criação do Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que tramita na Casa.
O Prêmio Josué de Castro chegou em sua 11ª edição em 2021. Trata-se de uma iniciativa do governo do estado de São Paulo, através do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP), que reconhece ações voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional.

Trinta e nove projetos foram habilitados e o de Osasco ficou em terceiro lugar na categoria “Programa/Projeto de Política Pública”. O vencedor foi o projeto “Cultivando Sustentabilidade”, da Secretaria de Administração Penitenciária, e o segundo colocado foi o “Quitanda Social”, da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Segundo informações da Prefeitura de Osasco, mais de 70 entidades contribuem para o Banco de Alimentos e possibilitam o atendimento de mais de 2,5 mil famílias por semana. Uma dessas entidades é a empresa IFood, que recebeu a visita dos parlamentares osasquenses na última semana. Na ocasião, as vereadoras Elsa Oliveira (Podemos) e Ana Paula Rossi (PL) conheceram o projeto “Horta Urbana”, que destina toda produção ao Banco de Alimentos.

27ª Sessão Ordinária