Câmara aprova Moção de Repúdio à fala de deputado sobre assédio

por Comunicação — publicado 26/04/2022 15h25, última modificação 27/04/2022 16h07
Deputado Estadual afirmou que deputada teve sorte por ter sido assediada
Câmara aprova Moção de Repúdio à fala de deputado sobre assédio

Fotos: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Luisa Rodrigues

A Câmara Municipal aprovou durante a 11ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (26), uma Moção de Repúdio proposta pelo vereador Emerson Osasco (Rede), à uma fala do Delegado Olim  (PP), relativa ao assédio sexual sofrido pela deputada Isa Penna (PCdoB).

Recentemente, em uma entrevista ao podcast Inteligência Ltda., o deputado afirmou que a deputada teve sorte por ter sido importunada pelo colega parlamentar, Fernando Cury. O caso aconteceu em dezembro de 2020. Na ocasião, a deputada Isa Penna estava conversando com o presidente da Assembleia, Cauê Macris, quando o deputado Fernando Cury se aproximou da Mesa Diretora, se posicionou atrás da deputada, colocando a mão na lateral de seus seios. O caso teve repercussão nacional e provocou a suspensão do deputado por 180 dias.

Passados meses do ocorrido, em uma entrevista, o Delegado Olim afirmou que a deputada “teve sorte” porque “ela vai se eleger por causa disso”.

Durante a Sessão Ordinária, o vereador Emerson Osasco afirmou que a fala do deputado é repugnante. “Para mim quando qualquer homem que coloca as mãos em uma mulher sem autorização é estrupo. É repugnante o que ela sofreu e mais repugnante é ouvir de um homem que o que aconteceu foi sorte”, comentou o parlamentar ao falar sobre a violência sofrida pelas mulheres em todos os ambientes, públicos e privados. “Atos de violência contra a mulher não podem ser permitidos. É inadmissível”.

Juliana da Ativoz (PSOL) aproveitou a oportunidade para falar sobre a participação da mulher na política, sempre reduzida devido à objetificação da mulher. “Os partidos escolhem as mulheres não pela importância política, mas muitas vezes pela beleza. Os partidos não dão a devida importância para a mulher dentro das eleições. Precisamos olhar para a mulher como um sujeito de direito, com capacidade para formular políticas públicas”, declarou Juliana, ao reclamar que vê poucos homens defendendo as pautas das mulheres.

Na segunda-feira (25), a deputada Isa Penna entrou com uma representação contra o Delegado Olim no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo