Câmara aprova Projeto de Lei que concede título de Utilidade Pública para Instituto Abda

por Divisão de Comunicação publicado 15/12/2021 11h24, última modificação 15/12/2021 11h24
Instituição poderá solicitar apoio estadual e federal para ampliar suas ações sociais

Divulgação.

Por Ana Luisa Rodrigues

De autoria do presidente da Câmara de Osasco, Ribamar Silva (PSD), o Projeto de Lei nº 89/2021, que concede título de Utilidade Pública ao Instituto Abda, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares da Casa, durante a 32ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (13). De acordo com Ribamar Silva, a aprovação do projeto mostra a preocupação que os parlamentares têm com o terceiro setor, segmento importante no desenvolvimento de ações sociais.

“Conheço a Carol e o Elias há mais de 30 anos. Eles fundaram o instituto em 2014 e desenvolvem um trabalho muito sério no atendimento ao menor em vulnerabilidade. Eles estão na Zona Norte, onde atendem muitas crianças e fazem um trabalho muito responsável”, comentou Ribamar Silva. Segundo ele, o título de Utilidade Pública capacita o instituto a elaborar projetos para requerer verbas estaduais e federais e assim ampliar a capacidade de atendimento.

Josias da Juco (PSD), relator da Comissão Legislativa de Constituição e Justiça (CCJ), que avaliou o projeto apresentado por Ribamar Silva, afirmou que a entidade apresentou todos os documentos exigidos e também mostrou que exerceu atividades que ajudaram muitas famílias durante a pandemia.
“Muitas entidades tiveram de parar seus atendimentos, mas o Instituto Abda manteve suas atividades e apresentou um relatório completo. Eles continuaram atendendo e isso foi muito importante para muitas famílias. Com esse título, o instituto terá benefícios que realmente vão ampliar a atuação deles”, comentou o parlamentar.

Ainda segundo Ribamar Silva, entidades como o Abda fizeram toda a diferença na vida das pessoas afetadas diretamente na pandemia do Covid-19. “Essas entidades da nossa cidade fizeram toda a diferença para muitas pessoas durante a pandemia. Foram elas que ajudaram na distribuição de alimentos e apoiaram quem mais precisou”.

O Instituto ABDA foi fundado em 28 de outubro de 2014, com caráter assistencial, educativo, cultural e sem fins lucrativos. Atua principalmente junto à crianças e adolescentes por meio da assistência social às pessoas com deficiência, com ações sociais de educação, habitação, reabilitação, lazer, cultura, qualificação e capacitação profissional.

Emocionado, o presidente do onstituto, Elias José dos Santos, que estava no plenário da Câmara, agradeceu a todos os parlamentares pelo apoio. “É difícil não segurar as lágrimas. A gente agradece muito essa aprovação, porque é um estímulo para nosso trabalho. É um reconhecimento que estamos no caminho certo”, disse Santos.

A diretora do Instituto, Caroline Puppo, afirmou que o apoio da Câmara de Osasco para as entidades do terceiro setor faz com que eles não se sintam sozinhos. “A Câmara tem sido muito importante para o terceiro setor. Porque, em alguns momentos, a gente se sente sozinho. E receber o apoio dos parlamentares tem ajudado muito a reforçar nossas ações”, comentou Carolina.