Câmara cria plano de comunicação institucional

por Divisão de Comunicação publicado 25/10/2018 11h45, última modificação 25/10/2018 11h43
Objetivo é valorizar o trabalho do Legislativo e aproximar a população das atividades parlamentares
Câmara cria plano de comunicação institucional

Equipe da Divisão de Comunicação

Desde o mês de abril, a comunicação institucional da Câmara Municipal de Osasco funciona de modo mais abrangente e integrado. A equipe da Divisão de Comunicação Social, chefiada pela jornalista Meiri Borges, tem atuado para garantir uma gestão da comunicação pautada na eficácia e transparência das ações.

Meiri Borges tem 19 anos de experiência em comunicação, se especializou nos Estados Unidos e já atuou em órgãos públicos e grandes veículos de comunicação. A profissional tem estimulado o espírito de cooperativismo dentro do setor, aproveitando o talento e a aptidão de cada um dos membros da equipe, a partir de um minucioso estudo que culminou em um Plano de Comunicação Institucional. De acordo com ela, esse planejamento tem um objetivo muito nobre: “valorizar o trabalho no Poder Legislativo de Osasco.”

“Quando cheguei à Câmara, ouvi as experiências de quem trabalha aqui, prestando atenção a todas as sugestões, críticas e dicas.  A partir desses relatos, fiz minha análise do que precisaria ser implantado, cortado ou adaptado na Divisão de Comunicação Social”, acrescenta.

Após Meiri assumir a Comunicação da Câmara, o relacionamento com os órgãos de imprensa passou por uma grande transformação. Isso porque a profissional tem procurado estabelecer um relacionamento mais próximo e mais aberto com os veículos de comunicação, facilitando o acesso dos jornalistas a todas as atividades da instituição e ao trabalho dos vereadores.

Além disso, o plano prevê que a comunicação da Casa atinja os mais diversos públicos, tornando inevitável a ampliação do uso das redes sociais. “Para atrair a atenção dos cidadãos, desde os jovens até o pessoal da melhor idade, estamos focando nossa estratégia no uso das mídias digitais, até porque as pessoas estão cada vez mais inseridas no meio digital”, explica Meiri.

Quanto à operacionalização das ações, a responsável pelo setor diz que ninguém faz nada sozinho e, por isso mesmo, tem estimulado ao máximo sua equipe a exercer suas competências o talento de cada um possa ser aproveitado ao máximo.

“É um desafio e um privilégio ter ao meu lado uma equipe técnica extremamente competente, com alguns profissionais que têm muitos anos de experiencia aqui dentro e muito talentosos também”, conta. A ideia é usar a experiência de cada um deles para que, em conjunto, o time da Comunicação Social possa fazer o melhor.

A equipe da Comunicação é composta por oito colaboradores, quatro deles convocados a partir do último concurso público, realizado em 2016. Hoje o time conta com um redator, um designer gráfico, uma jornalista, um assessor de comunicação social, um fotógrafo, uma profissional da área administrativa e uma relações públicas; todos sob o comando de Meiri Borges.

A responsável pelo setor enaltece o esforço de todos os membros da equipe, que tem sido crucial para a qualidade ao trabalho desenvolvido, oferecendo ao público informações de qualidade, com honestidade e transparência.

De acordo com Meiri, o objetivo de todo esse trabalho é fazer com que a informação chegue à população de modo claro, convidando a sociedade a acompanhar os trabalhos do Legislativo. “Procuramos fazer um trabalho totalmente interligado com todos os setores da casa e, por isso, nossas ações são muito bem planejadas, para que a comunicação seja de fácil entendimento, tenha proximidade com o público, de modo envolvente”, justifica.

Conheça a equipe de Comunicação da Câmara

A relações públicas Déborah Motooka é servidora efetiva desde agosto e coloca à disposição da Câmara sua expertise na área. Com vivência em gestão de equipes criativas, planejamento de comunicação e redes sociais, a profissional é hoje a responsável pelas mídias sociais da Câmara e dá suporte às ações de planejamento estratégico de comunicação e marketing institucionais.

A jornalista Deniele Simões também é servidora efetiva e ingressou na Câmara em outubro de 2017. Tem experiência de mais de 20 anos na área de comunicação, tendo atuado nas áreas públicas e privadas. A profissional é responsável pela cobertura jornalística, clipagem digital e edição de textos.

O designer Eudes Souza é funcionário efetivo desde 1992 e já passou por vários setores na Câmara. É um dos primeiros funcionários da Divisão de Comunicação Social e tem ampla experiência na área de planejamento gráfico, com formação técnica na área.

Funcionária efetiva desde 1993, Luciane Romanetti é formada em Direito e presta suporte na área administrativa dentro da Comunicação, colocando à disposição do setor a experiência que acumulou ao longo dos anos na Câmara. É também responsável pela clipagem dos jornais.

O redator Ráriton Cassoli é funcionário efetivo desde 1995. É formado em Letras, mestre em Língua Portuguesa e pós-graduado em Relações Públicas. Possui vasta experiência na docência, tendo ministrado diversos cursos aos servidores do Legislativo osasquense nas áreas de ortografia, redação técnica legislativa, redação oficial, e língua portuguesa. Além de colaborar com na redação e coberturas jornalísticas, Ráriton é o responsável pelo gerenciamento do site da Câmara e supervisiona toda a parte gramatical dos materiais produzidos pela Comunicação.

O fotógrafo Ricardo Migliorini é servidor efetivo e atua na Câmara desde junho de 2017. Arquiteto e urbanista de formação, o profissional tem como foco a atividade fotográfica, desde a época da faculdade. Já atuou como fotógrafo nas Secretarias Estaduais da Criança e da Cultura e tem materiais publicados em revistas e peças publicitárias. Atualmente, é responsável pelas coberturas fotográficas de todos os eventos que envolvem as atividades do Poder Legislativo osasquense.

Rodolfo Blancato é assessor de comunicação social concursado. Servidor efetivo desde agosto deste ano, é formado em jornalismo e atua na área há 10 anos, com ampla experiência em jornalismo impresso e na internet em grandes veículos de comunicação. É responsável pelas coberturas jornalísticas e elaboração de textos institucionais.