Câmara de Osasco apoia campanha Agosto Dourado

por COMUNICAÇÃO — publicado 02/08/2022 17h01, última modificação 02/08/2022 17h01
Oitavo mês do ano reforça importância da amamentação

Por Ana Luisa Rodrigues

Há um ano, a Câmara Municipal de Osasco aderiu à campanha de doação de potes para a coletar e armazenar leite humano. A atual legislatura conta com cinco vereadoras — todas mães — e, com isso, a Casa de Leis está atenta às campanhas que incentivam o cidadão a colaborar e ajudar quem precisa.

É o caso do Agosto Dourado, uma campanha mundial instituída pela Organização Mundial de Saúde em 1992. A cor dourada foi escolhida por estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, que fornece os nutrientes necessários e adequados na alimentação infantil e promove proteção imunológica contra doenças.

A amamentação fortalece o vínculo entre mãe e filho, e nesses meses de tanta sensibilidade a mãe precisa contar com uma rede de apoio para que não perca a motivação para amamentar.

No Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar, o Banco de Leite, que é certificado pelo Ministério da Saúde e que já tem 21 anos de existência, oferece orientação e apoio à amamentação. Além de coletar, processar, armazenar e distribuir leite humano a bebês prematuros ou não. Em julho foram coletados mais de 33 litros de leite no Banco de Leite, gotas que salvam e ajudam no desenvolvimento saudável das crianças.

De acordo com a médica neonatologista Dra. Luciana Santos Miguel, a amamentação é insubstituível. “O leite materno tem tudo o que a criança precisa, ele é o alimento mais completo da natureza e é fundamental para o desenvolvimento dos bebês”, declarou a médica ao explicar que o leite materno impede inclusive a manifestação de algumas doenças.

A profissional também explicou que toda mãe que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Reforçando que o Banco de Leite do Hospital Amador Aguiar está sempre à disposição para orientar as interessadas e também receber doações.

“Os potes de leite precisam ser de vidro e com tampa de plástico. E há uma série de cuidados que a mãe precisa tomar para efetivar a doação”, explica.

A doação de leite humano é importante, principalmente para os bebês que estão internados e não podem ser amamentados. Um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos em um dia. O telefone de contato do Banco de Leite da Maternidade Amador Aguiar é o (11) 2183-3449. Para mais informações, inclusive sobre como proceder para a doação, acesse o site: rblh.fiocruz.br/banco-de-leite-humano-do-hospital-municipal-e-maternidade-amador-aguiar.

A Câmara Municipal apoia a iniciativa em seus canais de mídia.

registrado em: