Câmara de Osasco celebra Maio Laranja com ações de conscientização e engajamento

por Comunicação — publicado 06/05/2022 10h45, última modificação 11/05/2022 16h45
Entrevistas, palestras, caminhada e audiência pública integram programação
Câmara de Osasco celebra Maio Laranja com ações de conscientização e engajamento

Divulgação.

Por Deniele Simões

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio. A data é um marco nacional em ações para a conscientização sobre o problema da violação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Atenta à questão, a Câmara Municipal de Osasco iniciou, na última quarta-feira (4), uma série de atividades para celebrar o Maio Laranja – mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Comissão Permanente da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher e a Procuradoria Especial da Mulher programaram atividades para todo o mês de maio, que compreendem Audiência Pública, caminhada de conscientização e entrevistas semanais para debater a questão da violência sexual infantojuvenil em Osasco.

A primeira atividade do mês foi a gravação de um programa especial de entrevistas, que será veiculado pela TV Câmara Osasco. A diretora de Comunicação Social da Câmara, jornalista Meiri Borges, gravou o primeiro programa da série nesta quarta-feira (4).

Segundo a presidente da Comissão da Criança, vereadora Lúcia da Saúde (Podemos), a ideia é levar à Câmara especialistas para debater o tema todas as quartas-feiras, durante a programação do Maio Laranja.

Violência Sexual

Criado pela Lei 9970/2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca dar visibilidade à problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Os dados sobre violência sexual infantojuvenil são alarmantes, tanto que, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre 2017 e 2020, 100 crianças foram estupradas por dia no Brasil.

Esses crimes têm uma peculiaridade: são praticados por familiares ou conhecidos das crianças e adolescentes. De acordo com o Fórum, 86% dos criminosos eram conhecidos das vítimas.

Outra característica desse tipo de violência é que apenas 7,5% dos casos são denunciados às autoridades.

No entanto, o governo dispõe de mecanismo para que as vítimas possam denunciar. O serviço Disque 100, do governo federal, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Na cidade de Osasco, a Prefeitura disponibiliza os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.