Câmara de Osasco celebra os 60 anos de emancipação da cidade

por Comunicação — publicado 16/02/2022 13h25, última modificação 18/02/2022 15h55
Presidente da Frente Parlamentar Nossa História, Rogério Santos, divulgou calendário de ações do Legislativo
Câmara de Osasco celebra os 60 anos de emancipação da cidade

A primeira sede da Câmara de Osasco, situada na Av. Marechal Rondon, onde hoje está a Biblioteca Municipal.

Por Ana Luisa Rodrigues

Osasco comemora no próximo sábado (19), os 60 anos de sua emancipação política-administrativa. Em homenagem à autonomia da cidade, o vereador Julião (PSB) propôs uma Moção de Congratulações, que foi aprovada por unanimidade durante a 2ª Sessão Ordinária de 2022, realizada nesta terça-feira (15).

O presidente da Frente Parlamentar Nossa História, vereador Rogério Santos (PL), aproveitou a oportunidade para divulgar algumas das ações que celebrarão o aniversário de Osasco. Nesta quinta-feira (17), às 9h, acontece a 24ª edição do Programa Nossa História, na sede da Câmara Municipal, que contará com a presença especial de alguns emancipadores. Três membros da Ordem dos Emancipadores de Osasco ficarão responsáveis pelo hasteamento das bandeiras: José Geraldo Setter (presidente honorário), Aparecida de Cássia Braz (conselheira fiscal) e Antônio Quevedo Filho (diretor de eventos).

Na sexta-feira (18), às 19h, uma Sessão Solene especial da Câmara de Osasco será realizada no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, localizado na Av. Marechal Rondon (poderá ser assistida posteriormente nas redes sociais). No sábado (19), dia do aniversário da cidade, os parlamentares osasquenses participarão da solenidade de hasteamento oficial de bandeiras, a ser realizada junto ao prefeito, no Paço Municipal.

“Não realizaremos eventos somente nessa semana; serão realizadas ações durante todo o ano”, destacou Rogério Santos, que também frisou, durante a Sessão Ordinária, que, além da comemoração dos 60 anos de Osasco, neste ano também será celebrado o bicentenário da independência do Brasil. “Quero agradecer ao presidente da Câmara pelo apoio que tem nos dado, e a todos os vereadores que também nos dão suporte”, agradeceu Rogério Santos.

Autor da moção, o vereador Julião contou a história de Osasco, desde a chegada de Antônio Agu na região, em 1887. O vereador ressaltou a importância dos imigrantes e migrantes na formação da cidade. “Em 1920, o então distrito de Osasco contava com cerca de 4 mil moradores e, destes, mais de mil eram imigrantes e migrantes que trabalhavam nas indústrias que se instalaram aqui”, frisou Julião, que também parabenizou todos os prefeitos da cidade.

Ralfi Silva (Republicanos) apontou os avanços do município que, segundo ele, foi um dos que mais cresceram durante a pandemia. Em seguida, agradeceu pelos avanços alcançados na área do bem-estar animal e pediu um pouco mais de atenção à área da saúde. “Osasco foi uma das poucas cidades que avançou nessa pandemia e isso por causa desta Casa também. Isso não pode deixar de ser frisado”, comentou o republicano que solicitou ao executivo, providências para que o atendimento oftalmológico seja regularizado.

Câmara de Osasco Também Aniversaria

O Poder Legislativo da cidade de Osasco também é sexagenário. Foi instituído no dia da emancipação do subdistrito de Osasco, que era pertencente à cidade de São Paulo.

Comemorações da Prefeitura

A Prefeitura de Osasco também divulgou suas ações para comemorar os 60 anos da emancipação de Osasco. As celebrações acontecem no sábado (19) e no domingo (20).

No sábado, às 8h30, acontece a solenidade de hasteamento oficial das bandeiras, no Paço Municipal. A partir das 10h, as comemorações serão realizadas no Parque Chico Mendes, na Zona Sul, com um culto evangélico e com a entrega de um novo batistério e de um novo espaço para equoterapia. Haverá também o tradicional corte do bolo de aniversário. Às 19h30, na Catedral de Santo Antônio, haverá uma missa especial de 60 anos.

No domingo, às 8h, haverá a solenidade para a retomada da ciclofaixa de lazer da Zona Sul e, em seguida, o passeio ciclístico da emancipação.