Câmara de Osasco homenageia Guarda Municipal pelos 31 anos de existência

por Divisão de Comunicação publicado 16/06/2021 11h50, última modificação 23/06/2021 09h36
Sem festividades devido à pandemia do coronavírus, os vereadores prestaram homenagens durante a Sessão Ordinária
Câmara de Osasco homenageia Guarda Municipal pelos 31 anos de existência

Representantes da Guarda Municipal são recebidos durante Sessão Ordinária. Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Luisa Rodrigues, com edição de Charles Nisz

No dia 18 de junho, a Guarda Civil Municipal comemora 31 anos. Para celebrar a data, os vereadores Josias da Juco (PSD) e Julião (PSB), apresentaram moções de Aplauso e Congratulações, aprovadas por unanimidade durante a 14ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (15) na Câmara Municipal de Osasco. O comandante-geral da GCM, Inspetor Raimundo Pereira Neto, e o inspetor Senilson Aparecido Madela, que estiveram presentes na sessão, receberam as homenagens em nome da instituição.

Josias da Juco (PSD), presidindo os trabalhos, falou sobre o exemplo que a GCM de Osasco tem sido para o Brasil e de como a pandemia do Covid-19 impede que a comemoração tenha desfile de carros e outras homenagens, que estariam à altura da importância da corporação: “Não podemos deixar de homenagear a GCM, esses homens e mulheres que a cada dia mais têm combatido a criminalidade em nossa cidade, tem feito o policiamento preventivo e também realizando inúmeras ações solidárias”, comentou o parlamentar.

O Projeto de Resolução nº 12/2019, de autoria de Josias da Juco, institui a honraria “Força de Segurança de Destaque” e foi aprovado em Primeira Discussão. O intuito da honraria é homenagear membros das forças policiais que se destacam na prestação de serviços à comunidade. “Precisamos honrar os profissionais da segurança pública, que tanto fazem pela sociedade. Dou os parabéns à GCM pelos 31 anos de existência”, concluiu Josias.

Autor da Moção de Congratulações, Julião recordou do período em que atuou na Secontru e da proximidade que teve com a Guarda Municipal. “Tive a honra de atuar na Secontru e pude acompanhar o trabalho da Guarda Civil. Parabenizo a todos pelo trabalho desenvolvido e pelos serviços prestados à nossa cidade”.

Por sua vez, Ana Paula Rossi (PL) aproveitou a oportunidade para mencionar a sua proximidade com a corporação, criada pelo seu pai, o ex-prefeito Francisco Rossi, em 1990. “Fico muito feliz em prestar essa homenagem para a GCM. Esta Casa está sempre de portas abertas para vocês. A GCM sempre esteve muito próxima da gente, sempre esteve aberta para ouvir e nós sempre estamos abertos para ouvi-los”, comentou a parlamentar.

Criada por meio da Lei Complementar nº 2/90, em 18 de junho de 1990, a GCM atualmente é comandada pelo inspetor Raimundo Pereira Neto. A GCM integra o Departamento de Segurança Urbana e tem 760 profissionais. Além da GCM, as forças de segurança de Osasco contam com o COI (Centro de Operações Integradas), a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), treinada pela ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), e o Projeto Guardiã Maria da Penha, que acompanha casos de mulheres vítimas de violência.

Multimídia - 14ª Sessão Ordinária (15/06/2021)
Galeria de Fotos
Vídeo na Íntegra