Câmara de Osasco reconhece trabalho do Grupo Cristo Operário de Alcoólicos Anônimos

por Divisão de Comunicação publicado 23/11/2023 12h45, última modificação 27/11/2023 12h26
Entidade recebe Placa Comemorativa durante Sessão Solene

Por Deniele Simões. Fotos: Ricardo Migliorini.

Prestes a completar 54 anos de atuação, o Grupo Cristo Operário de Alcoólicos Anônimos (AA) recebeu homenagem da Câmara de Osasco, durante Sessão Solene realizada na noite desta quarta-feira (22).

O grupo foi fundado em 4 de janeiro de 1970, com o propósito de ajudar pessoas que sofrem com o mal do alcoolismo, bem como dar suporte a seus familiares.

“É um reconhecimento pelos serviços prestados à nossa coletividade osasquense. O que seria da cidade, do mundo e de nós se não tivéssemos essas irmandades, o terceiro setor, para poder acolher a todos?”, pontuou o proponente da homenagem e ex-vereador por sete mandatos, Antônio Aparecido Toniolo.

Toniolo apresentou o Projeto de Decreto Legislativo para homenagear o grupo em 2019 e, com o apoio da vereadora Ana Paula Rossi (PL) e dos vereadores da atual legislatura, foi possível entregar a homenagem.

“Na época que nós apresentamos isso, entendemos que era uma simples e singela homenagem, mas que daria visibilidade para todos que estão lá fora verem que vale a pena essa luta, procurar a irmandade e sair dessa doença que assola tanta gente”, acrescenta o ex-vereador, que secretariou os trabalhos.

A vereadora Ana Paula Rossi presidiu os trabalhos e ficou feliz ao falar do trabalho do grupo. “A ação de vocês é de amor ao próximo. São 54 anos olhando para as famílias e o Toniolo teve essa visão de apresentar (a homenagem). O trabalho de vocês faz a diferença na vida de muitas pessoas”, declarou.

Como o AA tem como regra a não exposição de seus membros, a solenidade não contou com testemunhos, mas Ana Paula recordou o drama vivido com o avô materno, que era alcoólatra.

A vereadora emocionou-se ao falar que, se houvesse oportunidade naquela época, o avô poderia ter conhecido o AA e ter tido uma vida diferente.

O advogado e colaborador do grupo, Dr. Vagner Barbosa Lima, e Fernando Tredezini, — filho de Airton Tredezini, fundador do grupo — receberam a Placa Comemorativa das mãos de Toniolo e Ana Paula.

O Dr. Vagner usou a Tribuna para agradecer a homenagem. O colaborador do grupo recordou o período da pandemia de Covid-19, que aumentou o consumo de álcool e, mesmo diante das dificuldades, o AA persistiu salvando vidas.

“Hoje estou falando aqui como um amigo de AA. Quero sempre estar sempre passando essa mensagem adiante, porque o AA é isso aí, é a linguagem do coração e vocês são muito importantes para ele”, concluiu.

Alcoólicos Anônimos

O Alcoólicos Anônimos é uma irmandade que se dedica a manter-se sóbria e ajudar outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade. O organismo surgiu nos Estados Unidos, na década de 1930, e hoje está presente em 186 países.

No Brasil, o AA está presente desde 1947 e mantém cinco mil grupos, com 11 mil reuniões realizadas por semana. Em Osasco, o Grupo Cristo Operário fica na R. Vitório Tafarello, 384 - 1º Andar - Sala - 4 - KM 18. O telefone para contato é (11) 3681-4761. Para outras informações, acesse o site cristo-operario.webnode.page.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO | REPORTAGEM

registrado em: