Câmara e OAB comemoram o Dia do Advogado

por osa — publicado 12/08/2014 15h14, última modificação 04/01/2018 11h33

12/08/14

No dia 11 de agosto de 1827, o Imperador D. Pedro I assinou um Decreto Imperial que criava dois cursos de Direito no Brasil, em Olinda e São Paulo. As escolas foram importantes na formação de gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros. Por isso, a data foi instituída como o Dia do Estudante, além de ser o marco da implantação dos cursos jurídicos no Brasil. Por extensão, em todos os anos, no dia 11 de agosto, passou-se a comemorar o Dia do Advogado.

A cidade de Osasco, em reverência a toda classe jurídica, aprovou em 1995 a Lei nº 3143 que inseriu em seu Calendário Oficial o Dia do Advogado. À Câmara Municipal coube a responsabilidade de organizar Sessões Solenes em comemoração à data, conforme o disposto no artigo 3º daquela Lei. 

Sendo assim, o Legislativo, como faz todos os anos, organizou uma solenidade na sede da OAB – Subseção Osasco, para marcar as festividades da relevante data. O evento solene, ocorrido no dia 11/08, contou com a presença de autoridades municipais, advogados e outros convidados. 

A Mesa Diretiva foi composta pelo Presidente da Câmara, Toniolo; secretariada pela vereadora Karen Gaspar e, ainda, composta pela Dra. Libânia Aparecida da Silva (Presidente da OAB, 56ª Subseção Osasco); Dra. Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho (Diretora da Mulher Advogada, representando o Dr. Marcos da Costa, Presidente da OAB Seção São Paulo); Dr. Adriano Pedro Alves (Secretário em exercício da Secretaria de Assuntos Jurídicos de Osasco, representando o Prefeito Jorge Lapas); Dr. José Paschoal Filho (Conselheiro Estadual da OAB/SP); Dr. José Gomes Carnaíba (Secretário Geral da OAB – 56ª Subseção Osasco); Dr. Helder Daniel Rodrigues Martins (Secretário Adjunto da OAB - 56ª Subseção Osasco); Dr. Armando Mathias Braz (emancipador, representando o Ordem dos Emancipadores de Osasco); e pelo 1º Tenente Zamora (representando o Coronel Virgulino, Comandante do 14º BPM/M). 

Fizeram o uso da palavra a Vereadora Karen Gaspar, a Dra. Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, Dr. Adriano Pedro Alves, Dra. Libânia Aparecida da Silva e o Presidente Toniolo.

»»» Veja a galeria de imagens do evento

Clique para assistir à íntegra da solenidade: