Dom Ercílio Turco recebe homenagem do Legislativo Municipal

por osa — publicado 15/12/2013 18h40, última modificação 04/01/2018 11h33

A noite do último dia 12 foi de homenagens na cidade de Osasco. O Bispo Diocesano, Dom Ercílio Turco, recebeu uma honraria dos Vereadores osasquenses, como forma de reconhecimento pelo seu trabalhando à frente da Diocese de Osasco e da Pastoral da Educação. Aproveitando a data, comemorou-se, também, os 50 anos de Sacerdócio do Bispo.

Ercílio Turco nasceu na cidade de Campinas, São Paulo. Formado em Filosofia e Sociologia. Sagrado Bispo pelo Papa João Paulo II, o religioso colocou a evangelização como prioridade em seu serviço episcopal. Chegou em Osasco em meados de 2002 e foi nomeado Bispo da Diocese osasquense.

Atua efetivamente da Campanha da Fraternidade como instrumento de evangelização na educação em escolas públicas e confessionais. Além disso, por ser responsável pelas CEB´s – Comunidades Eclesiais de Base – cuida da participação cidadã no compromisso com os destino políticos do país.

O Título de Cidadão Osasquense

Vereador Candal e Dom Ercílio TurcoA honraria concedida ao Bispo Dom Ercílio Turco (à direita na foto, ao lado do Vereador Candal) é a maior comenda que uma cidade pode conceder. Em Osasco, há muitos filhos nascidos na terra e merecedores de homenagens. Porém, outros, vieram de fora, construíram a vida e fizeram parte do desenvolvimento e da história da cidade. A esses foi criado o Título de Cidadão osasquense.

A importância do Título está no fato de o homenageado tornar-se um filho da cidade e, portanto, adquirir um vínculo afetivo e moral com o município.

O Evento

Realizado na Catedral Santo Antônio, a solenidade contou com a presença de muitas autoridades osasquenses e religiosas. Estiveram presentes os Vereadores: Antonio Aparecido Toniolo (PCdoB), Mário Luiz Guide (PSB), Batista Comunidade (PT do B), Francisco de Paula (PSDB), Jair Assaf (PROS) e Rogério Lins Wanderley (PTN).

A Mesa Diretiva foi assim formada: o Presidente da Câmara, Vereador Toniolo, o Vereador Mário Guide; o homenageado, Dom Ercílio Turco, e o Professor João Candal de Lima, Vereador das 11ª e 12ª Legislaturas da Câmara Municipal de Osasco e autor-proponente; o Monsenhor Claudemir José dos Santos, Pároco da Catedral de Osasco, e o Padre José Ailton Pardinho, Coordenador da Região Santo Antônio.

Após a composição da Mesa, a execução do Hino Nacional brasileiro e do Hino da Cidade de Osasco, muitos convidados subiram à tribuna e fizeram homenagens a Dom Ercílio Turco.

O Monsenhor Claudemir José dos Santos usou a tribuna e, com sua conhecida serenidade, leu a mensagem enviada a Dom Ercílio pelo Papa Francisco. A carta descreveu, detalhadamente, a vida de Turco, sua trajetória dentro da Igreja, seu trabalho no sacerdócio e sua dedicação às coisas de Deus.

Mas, também não poupou elogios ao Bispo. Tratou-o como “homem espirituoso, de inteligência ímpar e extremamente dedicado à igreja e à evangelização”.

O Papa Francisco, em sua carta, afirmou que o homenageado exerceu funções de grande relevância por onde passou e que “os méritos sacerdotais e a competência” o elevaram à ordem sacerdotal, o Bispado.

Para encerrar, o Chefe da Igreja Católica abençoou a todos os presentes e, principalmente, a Dom Ercílio Turco.

Clique abaixo para assistir à solenidade na íntegra.

Câmara Municipal de Osasco
Divisão de Comunicação Social