Câmara homenageia mulheres em entrevistas com personalidades femininas de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 08/03/2021 20h05, última modificação 08/03/2021 20h38
Vereadoras de Osasco realizaram uma série de entrevistas com histórias de superação de mulheres

Por Charles Nisz

Para homenagear as mulheres no 8 de março, Dia Internacional da Mulheres, as integrantes da bancada feminina da Câmara Municipal de Osasco entrevistaram cinco mulheres com papel relevante na luta por igualdade.

A vereadora Ana Paula Rossi (PL) entrevistou Aline Lins, presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama. Aline contou sobre o trabalho no Fundo Social e as dificuldades de conciliar essa tarefa com o cargo de primeira-dama e as demandas familiares.

“Me assustei no início, achando que não daria conta das demandas. Me dedico muito ao trabalho no Fundo Social e tento atender todas as demandas, penso que se fosse comigo, iria querer que meu pedido fosse atendido. Nesse 8 de março, digo a todas as mulheres que lutem por seus sonhos e não desistam de seus objetivos”.

Cristiane Celegato (Republicanos) conversou com Milka Borges, empresária do setor imobiliário. Milka veio de Pernambuco ainda criança e tem uma história de superação - foi vítima de agressão física em 2020 e hoje luta contra a agressão a mulheres.

“Se você passou por preconceito, desigualdade ou descaso, saiba que você tem valor. Se você ativar isso no seu coração, vai dar certo. Tenha fé, força e coragem para continuar”, diz ela sobre a importância do Dia Internacional da Mulher.

O trabalho na área da saúde foi o foco da entrevista da vereadora Elsa Oliveira (Podemos) com Ana Paula, enfermeira da UBS Novo Osasco. Ana Paula trabalha há cinco anos nessa UBS e diz que a pandemia evidenciou a importância do trabalho dos profissionais de saúde.

“É muito desafiador, pois além da luta diária contra a pandemia, sou esposa e mãe. Nossa maior esperança é a vacina. Apesar de tanta dificuldade, acho o trabalho gratificante”.

Em sua mensagem para as outras mulheres, Ana Paula relembrou os cuidados com a saúde pessoal: “Venha colher o seu exame de papanicolau e cuide da sua saúde, especialmente a mental”.

Juliana Curvelo, vereadora do Psol, falou com a educadora ambiental Taísa Cristina. Taísa tem um importante trabalho sobre segurança alimentar e alimentação saudável. “Há uma grande conexão entre a natureza e as relações humanas e isso pode ser percebido na produção de alimentos”, diz Taísa.

“Nós mulheres temos um papel fundamental na produção de alimentos, mas isso é invisibilizado. Aqui em Osasco, realizamos um trabalho com a venda de cestas orgânicas e metade desse valor é revertido para a compra de alimentos para mulheres em situação de vulnerabilidade”, conta a educadora.

Lúcia da Saúde entrevistou Eunice, comandante da Polícia Militar em Osasco. Com 29 anos de Polícia Militar, Eunice diz que transita bem entre a área profissional e a pessoal: “No trabalho, exerço meu papel de autoridade, de agente de segurança pública. Não é uma profissão fácil, dadas as circunstâncias”.

Eunice conta que o marido também é comandante da PM, mas em São Bernardo. ”Nos ajudamos muito, pois ele desempenha a mesma função em cidades diferentes. Onde eu mais cresço é na função de ser mãe. Como mensagem às outras mulheres, Eunice pede que elas “sonhem e batalhem pelos seus sonhos”.

A ideia inicial das vereadoras da bancada feminina da Câmara era realizar uma sessão solene em homenagem a essas cinco mulheres. Porém, com a volta da Fase 1, causada pelo crescimento dos casos de covid-19, elas realizaram entrevistas com essas personalidades. Você pode conferir as entrevistas na íntegra nos links abaixo:

facebook.com/watch/?v=730800020951326

facebook.com/watch/?v=134490721906445