Câmara homenageia Ordem dos Emancipadores de Osasco

por osa — publicado 28/02/2015 12h30, última modificação 04/01/2018 11h33

28/02/2015

A Câmara de Osasco, sob iniciativa da Vereadora Mazé Favarão, realizou uma Sessão Solene na noite do dia 26/02, para entregar um Cartão de Prata à Ordem dos Emancipadores de Osasco, em comemoração aos 41 anos de sua fundação.

A homenagem foi recebida por José Geraldo Setter, Presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, e fez parte, também, das comemorações do aniversário da emancipação de Osasco.

A Ordem dos Emancipadores é uma entidade de grande importância para Osasco. É responsável pela manutenção da história e pela mudança dos rumos do município e, atualmente, mantém estreito vínculo e colaboração com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O evento contou com a presença de muitas autoridades políticas e históricas da cidade e da região. O Vereador e Presidente do Legislativo, Jair Assaf (Pros), foi o responsável por dirigir os trabalhos. Ao seu lado, esteve a vereadora e autora-proponente Mazé Favarão (PT). Entre os convidados que fizeram parte da Mesa Diretiva estiveram Rubens Bastos do Nascimento, Chefe de Gabinete do Executivo; José Geraldo Setter, Presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco.

Além deles, estiveram presentes os vereadores Karen Gaspar (PTdoB), Antônio Toniolo (PCdoB) e Sebastião Bognar (PSDB).

A Sessão teve início com a entoação do Hino Nacional brasileiro e o Hino da cidade de Osasco. Após, a Vereadora Mazé foi à tribuna e mostrou-se muito emocionada pela oportunidade de fazer a  homenagem. “É com muito orgulho e honra que faço a homenagem no dia de hoje”, disse.

Mazé contou a história de homens e mulheres que lutaram pela emancipação da cidade. “Desejosos de ver e viver em um lugar melhor, os moradores de Osasco lutam para que, tornando-se cidade, Osasco proporcionasse serviços públicos elementares. Por isso, saíram à luta, não ficaram parados, estagnados. Lutaram”, contou.

Sobre o Presidente da Ordem dos Emancipadores, Mazé afirmou que “o Senhor Setter representa, hoje, a ordem que reverencia todos que projetaram os seus sonhos naquelas batalhas”.

A vereadora falou, ainda, sobre o seu orgulho por ter feito a proposta de homenagem. “Faço homenagens às milhares de pessoas que fizeram a campanha do “Sim”. Homens ou mulheres. Todos”, afirmou.

O Presidente José Setter, ao assumir a tribuna, contou alguns acontecimentos sobre a campanha autonomista de Osasco e falou sobre os plebiscitos que foram realizados para a emancipação. Contou que “em um dos plebiscitos, a fraude nas eleições causou muita tristeza a todos os favoráveis ao “Sim”. A certeza da vitória do “Sim” era muito grande, mas no dia seguinte, a decepção e o choro ecoaram pela cidade, as urnas haviam sido fraudadas e o movimento favorável à emancipação foi derrotado”.

Demonstrando muito conhecimento sobre os acontecimentos, Setter falou sobre a reação das pessoas quando as eleições foram vencidas pelo movimento do “SIM”. “Toda a cidade estava alegre. Houve muita festa. Todos muitos felizes pela vitória esmagadora contra o “Não”.

Encerrou dizendo que “todos sabiam que a que nossa luta seria para transformar aquele pedaço de chão em uma grande cidade”.

Abaixo, veja a galeria de imagens e a íntegra do evento, gravada pela TV Câmara Osasco:

Câmara Municipal de Osasco
Divisão de Comunicação Social