Câmara homenageia Paróquia Nosso Senhor do Bonfim

por osa — publicado 04/12/2013 17h47, última modificação 04/01/2018 11h33

Foi realizada na noite do dia 18/11/13 uma solenidade para entrega de Cartão de Prata à Paróquia Nosso Sr. do Bonfim, conforme propositura de autoria da vereadora Mazé Favarão (PT).

A homenagem foi recebida pelo Pe. Carlos Bozza e faz parte das comemorações dos 60 anos de elevação da comunidade à condição de paróquia. Além disso, os bons serviços prestados pela comunidade e pelos párocos foi motivo de reconhecimento do Legislativo Municipal.

A Paróquia

A Paróquia Nosso Sr. do Bonfim foi inaugurada em 29 de junho de 1953, no bairro do Bonfim, então chamado "Bairro do Maneco". A chegada do progresso, que tornou o pequeno local um grande e importante bairro de Osasco, o trabalho realizado no bairro, a religiosidade e a união da comunidade foram as razões para que o Arcebispo Dom Duarte Leopoldo elevasse a comunidade.

A Solenidade

O Cerimonial da Câmara organizou e realizou o evento que contou com a presença de muitas autoridades civis e eclesiásticas da cidade e da região.

O Vereador e Presidente do Legislativo, Antônio Toniolo (PCdoB) foi o responsável por dirigir os trabalhos. Ao seu lado, esteve a Vereadora e autora-proponente Mazé Favarão (PT). Entre os convidados que fizeram parte da Mesa Diretiva estiveram: Pe. Carlos Bozza, Pároco da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim; Pe. Nivaldo Luiz Moisés Júnior, vigário da Paróquia.

Antes de iniciar a Sessão Solene, houve missa celebrada pelos padres da paróquia.

A Vereadora Mazé foi à tribuna e mostrou-se muito emocionada pela oportunidade de fazer a  homenagem e, principalmente,  por ter assistido à missa. “ Foi providencial ter assistiado à missa. Quando o padre falou sobre manter os santuários e cuidar deles, eu me emocionei. Isso nos remete à ideia de manter vivo nossos ideais, nossos valores de solidariedade, compaixão, companheirismo”, disse.

Durante seu discurso, Mazé contou a história da paróquia e surpreendeu a todos contando que “a igreja de Nosso Senhor do Bonfim foi construída antes mesmo da nossa Igreja Central”. E continuou explicando o porquê de ter proposto a homenagem, “Nós devemos recuperar a história da nossa cidade. Não devemos deixá-la morrer.”

Segundo a Vereadora, a Paróquia Nosso Senhor do Bonfim  faz parte da história de Osasco “mesmo antes de Osasco existir”.

Após, o Padre Carlos Bozza fez uso da palavra. “Os filhos sempre recebem os méritos. Quem trabalha são os outros e os últimos a chegarem acabam recebendo os aplausos.” Assim, o Padre Bozza explicou que, por ter chegado há apenas 3 anos em Osasco, recebeu a comunidade “já feita” e que seu trabalho contou sempre com a contribuição de antigos moradores. Padre Bozza afirmou que “toda as pessoas que corriam em volta da igreja , que lutavam pelo bem da comunidade, que trabalharam pelo bem espiritual e material da nossa comunidade. Os que estão aqui presentes e aqueles que já se foram. Todos eles é que merecem essa homenagem”.

Bozza não se esqueceu do conceituado Padre Pio. “Foi ele o responsável por arrebanhar tanta gente e fazer a história da nossa comunidade”, encerrou.

Clique no vídeo abaixo para ver a íntegra da Sessão Solene.

Câmara Municipal de Osasco
Divisão de Comunicação Social