Câmara Municipal participa da abertura da Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista

por Comunicação — publicado 04/04/2022 12h30, última modificação 05/04/2022 09h27
Vereadores participaram da solenidade que reuniu familiares de pessoas com autismo e apoiadores da causa

Por Ana Luisa Rodrigues

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, para promover esclarecimentos e levar informação para a população, a fim de reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em Osasco, foi publicado em 2021 o Decreto nº 12.891, que instituiu a Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autista - TEA. Agora, em 2022, com a flexibilização dos protocolos de segurança de combate à Covid-19, foi possível reunir apoiadores da causa em um grande encontro, realizado no sábado (02). A Prefeitura de Osasco, através da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e promoveu a abertura da Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, com um evento em frente ao Paço Municipal.

A Câmara Municipal de Osasco foi representada pelos vereadores Batista Comunidade (Avante), Joel Nunes (Republicanos) e Rogério Santos (PL). O prefeito Rogério Lins (Podemos) agradeceu a presença de todos os apoiadores da causa e à Câmara Municipal pelo trabalho desenvolvido em favor das pessoas com deficiência.

“Queremos fazer de Osasco uma cidade que valoriza as pessoas, uma cidade acolhedora para todos. Temos muita coisa para avançar, sabemos que precisamos ir além. Queremos muito construir uma pessoa melhor para todos e todas. E contamos com a ajuda de cada um de vocês”, comentou Lins, ao falar sobre o papel da Câmara Municipal. “Podemos contar com a Câmara Municipal, que tem exercido um papel fundamental para que possamos avançar nessas questões”.

Para o vereador Rogério Santos, “a Câmara Municipal tem um papel importantíssimo nesse processo de tornar a cidade mais inclusiva. Os projetos relacionados à questão do autismo, PCD, de maneira geral, têm sido pautados pelo presidente Ribamar Silva como prioridade. E esse posicionamento da Câmara tem sido fundamental na evolução da cidade”, esclareceu o vereador, que teve aprovado, em fevereiro, seu projeto que trata do prazo de validade do laudo médico que ateste Transtorno do Espectro Autista, síndrome de Down ou deficiência intelectual.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Salomão Júnior, aproveitou a oportunidade para agradecer a dedicação do prefeito, dos vereadores e das secretarias na luta para combater o preconceito e tornar a cidade mais inclusiva. “Hoje celebramos mais um marco na política da gestão do prefeito Rogério Lins. Secretarias municipais, Câmara, pais, mães e instituições: essa festa é de todos vocês”, ressaltou.

Na ocasião, no Fundo Social de Solidariedade, também foram entregues carteiras de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro de Autista (CIPTEA).

MULTIMÍDIA