Câmara Municipal participa da organização da Semana do Meio Ambiente

por Comunicação — publicado 13/05/2022 12h20, última modificação 13/05/2022 12h28
Juliana da Ativoz, que propôs uma Audiência Pública para o dia 1º de junho, está participando da organização dos eventos em Osasco

Por Ana Luisa Rodrigues

O ano de 2022 marca os 50 anos da primeira Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo 1972. Na ocasião, foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A Suécia sediará o evento em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com o tema “Uma Só Terra”. O objetivo é destacar a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza.

Osasco planeja uma série de atividades para a Semana do Meio Ambiente, instituída no Calendário Oficial do Município através da Lei nº 3492/1999.

A vereadora Juliana da Ativoz (PSOL) participou de reuniões do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), destinadas à organização da celebração da Semana do Meio Ambiente. O vereador José Carlos Santa Maria (Patriota) é membro do COMDEMA e ativo na defesa das pautas relativas ao meio ambiente na Câmara Municipal.

“Esse ano comemoramos os 50 anos da Conferência de Estocolmo e precisamos, mais do que nunca, debater os assuntos que dizem respeito ao meio ambiente. Nunca estivemos tão em risco e precisamos urgentemente efetivar ações de preservação. Caso contrário, não teremos futuro”, comentou Juliana da Ativoz.

Uma das ações propostas pela vereadora — através da Comissão de Política Urbana, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos do Consumidor e Serviços Públicos — é a realização de uma audiência pública, na Câmara Municipal, no dia 1º de junho, às 18 horas.

Na última reunião do COMDEMA, Juliana da Ativoz falou sobre a importância das hortas comunitárias para a gestão de uma cidade sustentável. “Muitas áreas verdes da cidade estão sendo ocupadas de maneira equivocada e inconveniente. As hortas comunitárias trazem benefícios para muitas pessoas, inclusive para o meio ambiente”, disse a vereadora durante a reunião. Juliana também explicou que a Câmara Municipal tem se preocupado em destinar emendas para o Meio Ambiente a fim de que as ações da pasta sejam ainda mais efetivas.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de Junho e a Semana do Meio Ambiente acontece na primeira semana do mês.

câmara-de-osasco-site.gif