Câmara Municipal tem representante no CODEPA

por Comunicação — publicado 17/05/2022 14h30, última modificação 19/05/2022 15h42
Juliana da Ativoz representará o Legislativo no Conselho Municipal de Defesa e Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade de Osasco
Câmara Municipal tem representante no CODEPA

O Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, que poderá ser tombado pelo Patrimônio Histórico.

Por Ana Luisa Rodrigues

Durante a 14ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (17) a vereadora Juliana da Ativoz (PSOL) (foto) falou sobre a participação da Câmara Municipal de Osasco, através da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes, na formação do Conselho Municipal de Defesa e Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade de Osasco (CODEPA). A posse dos membros foi publicada na última sexta-feira (13), e a vereadora será a representante do Legislativo.

De acordo com a parlamentar, entre os diversos temas tratados pelo Conselho, está o pedido de tombamento do Museu de Osasco (Museu Dimitri Sensaud de Lavaud), que foi protocolado na Secretaria Estadual de Cultura, no dia 7 de abril.

juliana-ativoz-03-05-22.jpg“É nossa história, é nosso museu que será preservado! É um marco histórico para nossa cidade que precisa ser registrado”, comemorou Juliana. “Um dos assuntos que estamos tratando no Conselho diz respeito à preservação dos nossos patrimônios históricos. Nós já recebemos aqui membros da comissão que defende a preservação do nosso museu e essa notícia é boa”, disse a parlamentar, ao falar sobre o protocolo enviado ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), órgão subordinado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, responsável pelos processos de estudo de tombamento, de intervenções em bens tombados ou situados em áreas envoltórias.

“O tombamento do Museu é muito importante. É nossa história, nossa gente. Um dia não estaremos aqui, mas lá no futuro as pessoas saberão que nós lutamos pela preservação", comentou Pelé da Cândida (MDB).

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo