Câmara prestigia abertura de Curso de Capacitação de agentes promovido pelo Compod

por Comunicação — publicado 07/06/2022 10h45, última modificação 07/06/2022 10h44
O curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Drogas é uma parceria com o Denarc
Câmara prestigia abertura de Curso de Capacitação de agentes promovido pelo Compod

Foto: Ana Luisa Rodrigues/CMO.

Por Ana Luisa Rodrigues

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), em parceria com a Divisão de Prevenção e Educação do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (DIPE/DENARC) da Polícia Civil do Estado de São Paulo, iniciaram na noite desta segunda-feira (7), na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva (Prefeitura de Osasco), o Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Drogas.

O prefeito Rogério Lins (PODE), os vereadores Ralfi Silva (Republicanos), Josias da Juco (PSD) e a representante da vereadora Juliana da Ativoz (PSOL), Deise Oliveira, prestigiaram a abertura do curso.

Com duração de cinco dias, o curso está dividido em módulos apresentados por especialistas da Polícia Civil, que abordam os temas noções de farmacologia; noções de legislação; métodos de abordagens preventivas para jovens e adolescentes; responsabilidade dos pais para com os filhos; boas práticas na prevenção e tratamento de álcool e drogas; aspectos biopsicossociais; e fatores de risco e proteção.

De acordo com o presidente do COMPOD, pastor Jonas Melo Florêncio, o curso tem como objetivo capacitar e atualizar professores, educadores, membros de conselhos de segurança e demais interessados para atuarem no campo de prevenção às drogas.

O prefeito Rogério Lins falou sobre a importância de trazer essas atividades para a cidade no pós-pandemia. “Fazer atividades presenciais parece que nos traz mais profundidade. E fazer esse evento de forma presencial, após dois anos difíceis, é uma realização também muito importante, principalmente para nossa cidade, que está investindo muito em segurança”, comentou Rogério Lins. O prefeito também falou sobre as ações que estão sendo realizadas na segurança pública da cidade, como a ampliação no números de veículos e o Projeto Vigia Osasco, cujo credenciamento de empresas interessadas foi aberto nesta segunda-feira (07). Lins também aproveitou a ocasião para agradecer à Câmara Municipal pelo papel desempenhado na aprovação de políticas públicas que reforçam a importância da segurança. “Em todos os lugares que o poder público puder alcançar para combater o uso de drogas, nós estaremos lá”, disse Lins.

Josias da Juco — presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública — também usou a palavra na abertura do evento. Agradeceu as presenças de Ralfi Silva e Deise Oliveira, e o apoio do presidente da Câmara de Osasco, Ribamar Silva (PSD), nas ações para votação de projetos relativos à segurança pública. Por fim, ressaltou a importância de serem reforçadas ações conjuntas entre as forças de segurança. "A união é fundamental. Nós votamos e aprovamos o projeto de reestruturação do Conselho de Políticas sobre Drogas e o Fundo. São passos importantes que estamos dando na cidade com esse tema tão importante como o combate às drogas”, afirmou Josias.

O delegado da Polícia Civil, Carlos Afonso Gonçalves da Silva, esclareceu para os participantes como será a estrutura do curso e falou sobre o trabalho realizado pela DIPE. “Estamos reforçando as ações com os cursos de capacitação, informação e esclarecimento, que são armas importantes no combate ao uso de drogas. Contamos com profissionais competentes e capacitados a abordar os assuntos de forma clara”, ressaltou Silva.