Câmara promove ação de conscientização sobre hipertensão

por Divisão de Comunicação publicado 13/07/2018 10h35, última modificação 13/07/2018 10h35
Dia de Prevenção à Hipertensão é marcado por ações de prevenção para Servidores.

Deniele Simões

Em todo o Brasil, é comemorado, em 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. A data é marcada por ações de conscientização sobre a doença que atinge mais de 30% dos brasileiros. Em Osasco, a Câmara Municipal promoveu um dia dedicado à orientação e prevenção, com ações voltadas aos servidores.

As ações foram realizadas a pedido do Presidente da Câmara, Vereador Dr. Elissandro Lindoso (PSDB), que é médico e conhece os problemas que essa doença silenciosa pode desencadear. “Esse é um mal típico dos novos tempos, maior pressão por ganhar a vida, por manter a família, por segurança. Que este dia seja apenas um alerta para uma postura diária por parte da população. A hipertensão é um inimigo silencioso, mata sem dar sinais. Por isso, todos nós precisamos ficar alerta, ir ao médico e seguir as recomendações certas”, disse.

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (26), Dr. Lindoso apresentou à Sociedade Brasileira de Hipertensão, à Sociedade Brasileira de Hipertensão, Cardiologia e Nefrologia e à Federação Nacional das Associações de Portadores de Hipertensão Arterial a Moção 180/2018, de Congratulações pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, pela promoção de ações de orientação e prevenção.

CAMPANHA “MEÇA SUA PRESSÃO”

Durante toda a quinta-feira (26) foram promovidos serviços de aferição de pressão e orientação para servidores, vereadores, pessoal terceirizado e também munícipes. Na parte da manhã, a Enfermeira do Trabalho, Olivia Silva Araújo Felippo foi a responsável pelos trabalhos. À tarde, as ações ficaram sob a responsabilidade do Auxiliar de Enfermagem Heitor William Campos, aluno de Enfermagem da Escola Clara Luz.

Durante todo o dia, os participantes preencheram um questionário e depois fizeram aferição da pressão arterial. “Realizamos o histórico para triagem de pacientes com hipertensão arterial e fizemos a orientação sobre os fatores de predisposição para a doença”, explicou.

Cerca de 80 pessoas foram atendidas, e os casos que registraram problemas de elevação na pressão arterial receberam orientações específicas para que procurem atendimento médico e passem por tratamento.

O enfermeiro Heitor pontuou que foram registrados muitos casos de hipertensão durante a aferição, muitos deles com histórico de sedentarismo e tabagismo. O profissional reforçou aos participantes a importância de uma alimentação balanceada e da prática de atividade física para prevenir a doença. Além disso, ele destacou aos participantes o fator hereditariedade, que aumenta os riscos para o desenvolvimento da hipertensão.

Para a Enfermeira Olivia, mais do que aferir a pressão dos participantes, a ação significa uma importante ação de orientação e valorização da saúde junto aos servidores. “É um estímulo para o dia a dia deles”, completou.

A ação de conscientização e prevenção realizada pelo Legislativo Osasquense vai ao encontro do trabalho iniciado pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) nesta quinta-feira (26), a campanha “Meça sua Pressão”.

A campanha tem como objetivo informar e orientar sobre a importância de fazer a aferição regular da pressão arterial e de como prevenir a doença. Atualmente, são consideradas hipertensas pessoas com pressão arterial maior do que 140/90 mmHg.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa, já que não causa sintomas e tem ação progressiva. Atualmente, 32,5% dos brasileiros são afetados pela doença.