Câmara realiza nova edição do Programa Nossa História

por Comunicação — publicado 05/05/2022 17h15, última modificação 06/05/2022 09h43
Um militar e representantes das famílias Yamato e Solda hastearam as bandeiras
Câmara realiza nova edição do Programa Nossa História

Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Luisa Rodrigues

Na manhã desta fria e chuvosa quinta-feira (05), aconteceu mais uma edição da tradicional iniciativa cívica da Câmara de Osasco, o Programa Nossa História.

O sol não apareceu para esquentar o dia e o vento frio tremulou as bandeiras conduzidas por homenageados que exaltavam seu amor por Osasco. Apesar do frio que gelava as mãos que hastearam as bandeiras, o coração, segundo os discursos emocionados, batia em ritmo acelerado e aquecia os corações.

Os osasquenses Fábio Yamato e a Dra. Lígia Solda, conduziram e hastearam as bandeiras de Osasco e do Estado de São Paulo, respectivamente; e o soldado Waldir Esteves, que desde 1970 integra o 4º Regimento de Infantaria do Exército, hasteou a bandeira do Brasil.

Esteves prestou continência ao final do hino nacional e, emocionado, falou sobre sua chegada ao Exército, em Quitaúna, e sobre como Osasco faz parte da sua vida.

“Esse é um momento marcante para mim. Nunca morei em Osasco. Sempre morei na Zona Leste de São Paulo, mas amo essa cidade desde que entrei no serviço militar em 1970. Construí uma história no Regimento Raposo Tavares e hoje vir para essa cidade me traz sempre ótimas lembranças”, afirmou Esteves, ao agradecer ao Exército Brasileiro, à Osasco e à Deus.

Osasco corre nas veias da Dra. Lígia Soldá. Fisioterapeuta, filha do saudoso emancipador Ulysses Soldá, continuou o legado de seu pai na Ordem dos Emancipadores de Osasco. A cidade, que seu pai ajudou a emancipar, representa muitas coisas para Lígia, que procura passar para seus filhos o amor que sente pela cidade.

“Nasci, cresci, me formei e trabalho aqui. Eu amo essa cidade. É muito emocionante participar deste momento. Poder falar da história da cidade, dos meus familiares, dos meus avós que vieram para o Brasil em 1912 e ajudaram a construir esse lugar. Procuro passar para meus filhos esses ensinamentos de valorizar nossa história”, declarou Lígia, ao reforçar a importância de continuarem a contar a história da cidade.

Ex-vereador osasquense por três oportunidades, Fábio Yamato não escondeu a emoção de participar do evento e poder homenagear seu pai, o ex-vereador Tsuyoshi Sérgio Yamato.

“Faz muito tempo que não uso o microfone. Só o Bognar conseguir me trazer de volta pra cá, nessa solenidade que valoriza nossos símbolos, nossos marcos e meu pai. A minha história, perto da contribuição dele para a cidade, é muito pequena”, disse o osasquense Fábio Yamato, ao contar as histórias que viveu com seu pai e sobre como o Sr. Yamato defendia a cidade.

“Meu pai, filho de japoneses, uma cultura muito fechada, casou-se com uma portuguesa, rompendo uma série de tradições. E essa era a essência do meu pai: quebrar barreiras, fazer com que as pessoas pertençam aos lugares”, comentou, ao pedir que as pessoas valorizem os lugares a que pertencem.

Vice-presidente da Frente Parlamentar Nossa História, o vereador Josias da Juco (PSD) ressaltou a emoção que tomou conta dos convidados e agradeceu a todos pelo amor à cidade.

“O hasteamento das bandeiras aqueceu nossos corações nesse dia frio. Vi o quanto as pessoas estavam emocionadas de participar desse evento. Agradeço pelo que cada um de vocês faz pela cidade e pela dedicação que vocês têm pelo nosso crescimento”, agradeceu o parlamentar.

Programa Nossa História

O Programa Nossa História, da Câmara de Osasco, é uma realização semanal da Frente Parlamentar Nossa História, criada em virtude dos preparativos para as comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Osasco e do bicentenário da Independência do Brasil, datas que serão celebradas em 19 de fevereiro e 7 de setembro de 2022. Com o hasteamento de bandeiras, pretende-se estimular a prática do civismo e da cidadania. “Pensamos em criar um instrumento legislativo para que pudéssemos desenvolver atividades, eventos para trazer a nossa população de volta à questão do civismo, reforçando a importância de valorização da história”, explica o vereador Rogério Santos, presidente da Frente Parlamentar Nossa História.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo | Edições Anteriores