Carmônio Bastos é o novo presidente da Câmara Municipal de Osasco

por COMUNICAÇÃO — publicado 23/12/2022 09h25, última modificação 23/12/2022 11h15
Eleição aconteceu na última Sessão Ordinária do ano de 2022

Por Charles Nisz e Ana Rodrigues. Foto: Ricardo Migliorini.

O vereador Carmônio Bastos (Podemos) será o presidente da Câmara Municipal de Osasco no biênio 2023/2024. A escolha dos pares aconteceu durante a 8ª Sessão Ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (23), após a conclusão da 52ª Sessão Ordinária, que teve início na tarde de quinta-feira (22), no Plenário Tiradentes.

Bastos foi eleito com 16 votos, Juliana da Ativoz (PSOL) teve um voto e houve duas abstenções. O atual presidente, Ribamar Silva (PSD), foi escolhido como vice-presidente da Casa, com 20 votos. Ribamar ocupou o posto mais alto da Casa em dois biênios, 2019/2020 e 2021/2022.

"Agradeço o presidente Ribamar Silva por todos os ensinamentos que tive aqui. Nós que iniciamos a nossa jornada tivemos a sorte e a honra de encontrar um grande líder. Estou pronto e preparado para cumprir essa nobre missão", comentou Carmônio Bastos ao agradecer a votação que teve.

Ribamar Silva usou a tribuna e fez um levantamento dos últimos quatro anos à frente da Câmara Municipal, agradecendo o apoio de todos os parlamentares.

"Hoje encerro um ciclo de 4 anos à frente dessa Casa e sinto o gostinho de dever cumprido" , declarou Ribamar Silva ao pedir ao novo presidente que valorize os servidores.

Emerson Osasco (Rede) foi o mais votado para o cargo de segundo vice-presidente, com 17 votos. Cristiane Celegato (Republicanos), com 18 votos foi escolhida como primeira-secretária e irá secretariar os trabalhos a partir de 1º de janeiro.

"Estou muito emocionada. Duas mulheres na Mesa Diretora, cinco vereadoras na Casa. É um momento mágico ", disse Cristiane Celegato, emocionada.

Já a segunda secretaria será ocupada pela vereadora Elsa Oliveira, parlamentar do Podemos, que teve 16 votos. Michel Figueiredo (Patriota), com 16 votos, será o terceiro secretário.

Por fim, o vereador Fábio Chirinhan (PP), com 17 votos, fecha a composição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. O parlamentar do PP será o quarto secretário da Mesa.

Carmônio Bastos também lembrou que há 30 anos duas mulheres não assumiam funções na Mesa Diretora. A primeira vez na história estiveram na Mesa Maria Coluna e Maria Salete. Agora Cristiane Celegato e Elsa Oliveira compõem a Mesa.