Casa cheia e muita emoção marcam homenagem ao Sincomércio

por osa — publicado 11/12/2017 10h47, última modificação 04/01/2018 11h34
Solenidade teve entrega de Título de Cidadão Osasquense in memorian.

Deniele Simões

A Câmara Municipal de Osasco promoveu, na noite da última quinta-feira (7), a Sessão Solene para a outorga de Título de Cidadão Osasquense ao advogado Jurandir Paes (in memorian) e entrega de Placa Comemorativa ao Sincomércio – Sindicato do Comércio Varejista de Osasco e Região. A noite foi marcada pela presença de autoridades civis e representantes de diversos segmentos da sociedade osasquense, além de familiares e amigos do homenageado, que lotaram o Plenário Tiradentes para prestigiar o evento. 

A solenidade teve como proponente o Vereador De Paula Santos (PSDB) e foi presidida pelo Vereador Antônio Aparecido Toniolo (PC do B). A entrega do Título de Cidadão Osasquense in memorian foi possível porque a propositura para a concessão do Título foi apresentada no final de 2015. 

O homenageado, que era uma pessoa muito querida no Município de Osasco, veio a falecer no dia 9 de fevereiro de 2016, e a honraria foi entregue um ano e 10 meses após a morte de Jurandir, em meio a um clima de grande emoção. 

RECONHECIMENTO DO TRABALHO EM PROL DO MUNICÍPIO

O proponente da homenagem, Vereador De Paula, ressaltou que a proposta de homenagear Jurandir Paes surgiu na legislatura passada e que a concessão da Placa Comemorativa ao Sincomércio, agora presidido pelo filho do homenageado, Rafael Verneque Paes, reconhece a contribuição que a entidade deu para o crescimento de Osasco. 

De Paula agradeceu aos vereadores das legislaturas atual e anterior pelo apoio na aprovação dos Projetos de Decreto Legislativo 39/2015 e 20/2017, que permitiram a realização das duas homenagens. 

O vereador também falou sobre a atuação de Jurandir em favor dos comerciantes da região e a alegria que o homenageado irradiava, sem fazer qualquer tipo de distinção. “Ele foi uma pessoa que contribuiu muito com nossa cidade, verdadeiramente”, declarou.

Os Vereadores Tinha Di Ferreira (PTB) e Pelé da Cândida (PSC) também usaram a Tribuna para falar sobre a contribuição que Jurandir Paes e o Sincomércio deram não só ao comércio do município, como para o desenvolvimento local como um todo. 

AMIGO E CONCILIADOR

O jornalista Nilson Martins, que foi amigo do homenageado por 26 anos, usou a Tribuna para destacar as qualidades de Jurandir como ser humano e profissional, que muito trabalhou pela legalização do Sincomércio. “É uma homenagem maravilhosa para esse grande homem. Espero que os vereadores tornem o nome do Jurandir uma praça, avenida ou rua na cidade”, sugeriu.

O Deputado Estadual Gil Lancaster (DEM) ressaltou que Jurandir deixou um “legado inesquecível” para a cidade de Osasco, em função da atuação sempre pautada pela honestidade e transparência. 

O Diretor do Fórum de Osasco, Dr. Samuel Kasarin afirmou que poucas pessoas tinham a capacidade de fazer os outros se sentirem amados como tinha Jurandir. “O modo como ele olhava para nós, sabíamos que éramos queridos e foi assim que mostrou aos seus filhos a possibilidade de mudar o mundo”, declarou. 

Bastante emocionado, o Prefeito Rogério Lins (PODE) usou a Tribuna para falar sobre as qualidades do homenageado como amigo e conciliador. “O Jurandir escolheu Osasco para ser feliz. Aqui arrebatou amizades e corações, com seu sorriso profundo, alegre e inconfundível”, afirmou. 

Lins recordou o papel que o homenageado teve como seu conselheiro, que estimulou sua candidatura ao Executivo Municipal. “Ele sempre foi um incentivador. Não está mais aqui fisicamente, mas está presente em os nossos corações”, finalizou. 

AGRADECIMENTOS

O presidente do Sincomércio e Secretário Municipal de Indústria Comércio e Abastecimento, Rafael Verneque Paes, recebeu a homenagem em nome do pai e agradeceu a todos pelo reconhecimento. 

“Foram anos de muitas batalhas e trabalho. O meu pai era apaixonado por Osasco e não faltava a ele disposição para contribuir com a cidade. Ele sempre deixou muitos laços de amizade por onde passou”, destacou. 

  Veja as imagens e o vídeo do evento.