Cerimonialistas são homenageados na 43ª Edição do Programa Nossa História

por COMUNICAÇÃO — publicado 30/06/2022 17h30, última modificação 30/06/2022 21h55
Ícone da função em Osasco, o saudoso Luiz Roberto Claudino da Silva, o Luizinho, foi o principal destaque
Cerimonialistas são homenageados na 43ª Edição do Programa Nossa História

Fotos: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Luisa Rodrigues

Eles dão voz aos eventos. Conduzem as solenidades de forma assertiva, prendendo a atenção do público: são os cerimonialistas. Alguns destes profissionais que atuam em Osasco foram homenageados na 43ª Edição do Programa Nossa História, realizada na manhã desta quinta-feira (30), na Câmara Municipal de Osasco.

O principal homenageado foi o saudoso Luiz Roberto Claudino da Silva, o Luizinho, que faleceu em 31 de dezembro de 2017, aos 60 anos. Luizinho, nas palavras do vereador Rogério Santos (PL), presidente da Frente Parlamentar Nossa História, é um ícone em Osasco. “A história aqui se manifesta. Luizinho é um símbolo para a cidade. Os cerimonialistas dão voz às histórias das pessoas, dos lugares. É um dom especial dar voz à essas histórias. Dar voz não é pouca coisa. Tornar públicas e audíveis as histórias é um dom. E somos gratos a todos e, principalmente, ao Luizinho por tudo o que ele representa”, declarou o parlamentar.

Em 2018, a Sala Osasco — situada no prédio da Prefeitura — recebeu o nome de Sala Luiz Roberto Claudino da Silva, uma indicação do vereador Josias da Juco (PSD), que foi acatada pelo prefeito Rogério Lins, para homenagear o mais antigo cerimonialista do município. Luizinho ficou quatro décadas no cerimonial da Prefeitura e foi o primeiro a dar voz ao Programa Nossa História, atualmente organizado pela Câmara Municipal.

Sua esposa, Marina Gomes de Moraes Silva, e os filhos, Isabela e Marcelo, representaram o pai na solenidade, hasteando a bandeira de Osasco. “Meu pai sempre fez tudo com muito amor. Sempre encarava o trabalho com a mesma intensidade. Na igreja que ele frequentava, em casa, em toda sua vida, ele sempre foi uma inspiração”, disse Marcelo.

Conduzindo e hasteando a bandeira de São Paulo, Antônio Carlos da Costa falou sobre a convivência com Luizinho no Cerimonial da Prefeitura e sobre os ensinamentos que levará para toda a vida.

“É uma alegria fazer parte desse evento que homenageia o Luizinho. Foram anos trabalhando ao seu lado e aprendendo. Fizemos muitas coisas juntos, foram muitas histórias. E ele me deu a honra de participar de muitos eventos”, comentou Costa ao expressar o orgulho de fazer parte do evento como homenageado. “Mais de 300 vidas foram evidenciadas aqui. Contar a história de pessoas dessa cidade é reviver o passado, fortalecer o futuro e aquecer o presente. É uma grande oportunidade fazer parte desse momento”.

O servidor da Câmara Municipal, Isaias de Souza Lopes, foi o responsável por hastear a bandeira do Brasil. O oficial de serviços administrativos, que dá voz a muitos eventos da Casa de Leis, comentou que ser homenageado é uma sensação diferente e inesquecível.

“Anotei o que tinha para falar porque o nervosismo é grande e diferente estar aqui deste lado. Não conheci o Luizinho pessoalmente, mas as suas atitudes e dedicação ao trabalho reverberam em todo o serviço público. Estar aqui como homenageado é uma experiência diferenciada.

Luizinho era filho de José Claudino da Silva, vereador da III, IV e V legislaturas da Câmara de Osasco.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO | EDIÇÕES ANTERIORES