Clima de união marca comemorações do Dia da Independência em Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 08/09/2021 15h30, última modificação 08/09/2021 15h27
Atos cívicos da Câmara e Prefeitura reúnem autoridades e representantes da sociedade civil
Clima de união marca comemorações do Dia da Independência em Osasco

Foto: Ricardo Migliorini/CMO

Por Deniele Simões

Dois atos cívicos marcaram as comemorações em Osasco pelo Dia da Independência do Brasil na manhã da última terça-feira (7).

O primeiro ato, organizado pela Prefeitura de Osasco, teve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado de São Paulo e do município.

O prefeito Rogério Lins enfatizou a união entre os poderes na cidade, diferente do que acontece em nível nacional. “Nosso país está muito dividido. Aqui em Osasco, a gente tem dado as mãos, trabalhado em conjunto, independentemente de partido político”, ressaltou.

Lins destacou o papel da Ordem dos Emancipadores de Osasco, representada na cerimônia pelo atual presidente, Lázaro Suave. “Se Osasco é uma cidade hoje, a gente tem que agradecer aos emancipadores”, disse.

O presidente interino da Câmara de Osasco, vereador Josias da JUCO (PSD), representou o Legislativo na cerimônia e defendeu a união entre os poderes. “Hoje estamos em um momento de reflexão. Que a mão de Deus continue abençoando esse país, que tem a cor branca em sua bandeira, que significa paz para todos nós”.

Cerimônia no Legislativo

Após o ato da prefeitura, aconteceu a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal. O vereador Josias da JUCO conduziu os trabalhos e reforçou a importância dos 199 anos de independência do Brasil. “Que a ordem e o progresso estejam presentes na consciência de todos os brasileiros”, afirmou.

O 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Rogério Santos (PL), usou a palavra para enfatizar que, há 199 anos, o Brasil conquistava sua independência de Portugal. Por fim, lançou a edição número 1 do “Programa Nossa História”, da Câmara Municipal de Osasco.

Como presidente da Frente Parlamentar Nossa História, Rogério Santos detalhou a criação da Frente como instrumento de valorização da história do município de Osasco. O programa homenageou a servidora de carreira da Câmara, Mylene Gonçalves, chefe da Seção de Cerimonial, e o ex-vereador Jair Assaf, que atuou na Câmara por sete mandatos e tem papel de destaque na política do município. Na ocasião, os homenageados participaram do hasteamento das bandeiras.

Os atos cívicos tiveram as participações de autoridades civis e representantes da sociedade civil. Além do prefeito e do presidente interino da Câmara, estiveram presentes os vereadores Ana Paula Rossi (PL), Batista Comunidade (Avante), Carmônio Bastos (Podemos), Cristiane Celegato (Republicanos), Délbio Teruel (DEM), Elsa Oliveira (Podemos), Fábio Chirinhan (PP), Joel Nunes (Republicanos), Laércio Mendonça (PSD), Michel Figueredo (Patriotas), Rogério Santos (PL) e Zé Carlos Santa Maria (Patriotas).