Com a canção “Il Silenzio”, Programa Nossa História presta homenagem a personalidades de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 04/11/2021 19h55, última modificação 04/11/2021 20h11
Receberam homenagens póstumas o professor Daniel da JUCO, o pugilista Miguel Oliveira e o empresário Daniel Leonel
Com a canção “Il Silenzio”, Programa Nossa História presta homenagem a personalidades de Osasco

Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Luísa Rodrigues

Homenagens a osasquenses de coração, que construíram belas histórias e que faleceram recentemente, marcaram a 9ª edição do Programa Nossa História, realizada na manhã desta quinta-feira (04). Foram lembrados o esportista Miguel Oliveira, falecido em 15 de outubro; Daniel Leonel, diretor da Nunes Imóveis, falecido no dia 12 de outubro; e o professor Daniel Barbosa, fundador da JUCO, no último dia 19 de outubro.
Antes do tradicional hasteamento das bandeiras, foi tocada a canção “Il Silenzio”, composta na década de 1960 e interpretada pela trompetista Melissa Venema, em homenagem às três personalidades, todas representadas por seus filhos.

Daniel Anderson — filho de Daniel Leonel — conduziu a bandeira do Brasil; Fernanda Assis de Oliveira Silva e Alexandra Câmara de Oliveira — filhas de Miguel Oliveira — ergueram a bandeira do estado de São Paulo; e Daniela Yuri Barbosa de Andrade Cunha — filha do professor Daniel Barbosa — hasteou a bandeira de Osasco.

Nascido em Campina Grande/PB, Daniel Barbosa de Andrade era apaixonado pela educação, a quem dedicou sua vida. Chegou a ser secretário Municipal de Educação, “um dos melhores”, segundo o ex-prefeito Francisco Rossi, que prestigiou a solenidade. “O trabalho da JUCO é uma referência nacional. Ainda prefeito, eu recebia pessoas de fora da cidade que queriam conhecer como funcionava a JUCO. O professor Daniel fazia as coisas com muita paixão e essa homenagem representa o sentimento do povo de Osasco com  pessoas como ele”, ressaltou Rossi.

Muito emocionada, Daniela Yuri agradeceu a todos, especialmente o vereador Josias da JUCO, a quem chama de "irmão", e falou sobre as lições que seu pai deixou. “Meu pai foi um guerreiro e digo que ele foi um guerreiro da educação. Combateu bravamente mesmo diante de tantas dificuldades, porque infelizmente nosso país não valoriza a educação como deveria. Meu pai sempre acreditou que a educação deveria ser a prioridade de qualquer governo e pessoa de todo país”, disse Daniela.

Josias da JUCO (PSD) lembrou que professor Daniel, a quem considerava um pai, foi seu grande incentivador para entrar na carreira política e que ele amava ter consciência de ter formado milhares de jovens. “O professor Daniel tinha o sonho de formar pessoas. Um sonho realizado ao passar na rua e poder falar que colaborou para formação daquele jovem. Ele sempre gostou de política e sei que um dos sonhos dele ele realizou através de outras pessoas. Eu tinha 11 anos quando o conheci. Ele pegava no meu pé, dava conselho, incentivava. Eu não queria ser político, mas ele insistiu. E comemorava cada vitória minha como se fosse dele”, declarou Josias, ao pedir que as pessoas sejam gratas, principalmente àqueles que fazem algo pelo outro. “Seja grato na velhice da outra pessoa, seja grato. Muitas pessoas não se preocupam com dinheiro, com bens materiais, era assim o professor Daniel, ele era feliz em formar as pessoas. E eu sou grato a ele”.

Um dos principais nomes do pugilismo nacional, Miguel de Oliveira venceu 50 de 56 lutas disputadas, perdeu cinco lutas e empatou uma. Em 1975, derrotou o espanhol José Duran, conquistou o título mundial dos médios ligeiros do Conselho Mundial de Boxe (CMB) e foi recebido em Osasco com honras e desfile no carro de bombeiros.

“Para nós e uma honra estar aqui representando meu pai. Ele vai fazer muita falta e agradeço de coração o amor, o respeito e as boas memórias que vocês guardam dele”, comentou Alessandra, filha de Miguel. O atleta foi vítima de um câncer de pâncreas que o levou tão rapidamente quanto os nocautes que aplicava em seus adversários. Nascido em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, o pugilista mudou-se para Osasco em 1960, quando a cidade ainda era um bairro paulistano.

“Ele foi um orgulho de Osasco. Uma pessoa querida, um tanto quanto tímida, mas que marcou fortemente a história do esporte de Osasco. Um mês antes dele receber o diagnóstico de um câncer agressivo, conversei longamente com ele. Ele estava eufórico, falando bastante, bem diferente do que ele costumava ser, acho que foi uma espécie de despedida”, descreveu Francisco Rossi ao se lembrar de seu último encontro com o atleta.

Um dos empreendedores mais bem sucedidos de Osasco, Daniel Leone, dirigente da Nunes Imóveis, mudou-se para Osasco no ano de emancipação da cidade, 1962. Trabalhava como motorista de caminhão e de ônibus, até que aceitou trabalhar em uma imobiliária que estava para fechar as portas. Com estilo, revitalizou a imobiliária que se tornou uma das maiores da cidade e região. Apoiou os jovens estagiários da JUCO e deixou muitas lições inspiradoras.

“Meu pai sempre falou: 'Seja o melhor no que você faz, não importa o cargo ou a nomenclatura. Sirva, seja o melhor'. Meu pai sempre abraçou as pessoas, assim como a cidade de Osasco faz com as pessoas que vem de outras cidades e estados”, afirmou Daniel Anderson, filho caçula de Daniel Leonel, que morava em Londres e aceitou a convocação do pai para assumir a direção da Nunes Imóveis.

“A Nunes foi uma das primeiras anunciantes da nossa emissora de rádio. A gente vai vendo as pessoas partindo e nossa emissora prestes a completar 40 anos. Todas essas pessoas realmente saíram dessa vida para ficar na história de Osasco”, disse Francisco Rossi.

Rogério Santos (PL), presidente da Frente Parlamentar Nossa História, passou a palavra para Josias da JUCO, que recebeu o agradecimento emocionado do colega parlamentar. “Rogério Santos, obrigado por abrir seu tempo para que eu pudesse expressar o que está no meu coração nesse momento”, falou Josias, que também agradeceu Francisco Rossi, que apoiou a JUCO em um dos momentos mais difíceis da instituição. “Você, como prefeito, fez o convênio para que a prefeitura recebesse os alunos da JUCO. Isso aconteceu em 1989 e os eles estão até hoje na prefeitura”, destacou o parlamentar. “Quero agradecer à 'minha irmã' Daniela e a meu 'cunhado' Marcelo, pelo que vocês fizeram pelo professor Daniel e pela JUCO. Nós precisamos de pessoas assim. Minha eterna gratidão”, finalizou Josias da JUCO.

Rogério Santos, Ana Paula Rossi (PL), veterano Villas Boas e familiares dos homenageados participaram da solenidade que faz parte das comemorações dos 60 anos de Osasco e dos 200 anos da Independência do Brasil que serão comemorados em 2022.

Programa Nossa História - 9ª Edição - 04/11/2021

Galeria de Fotos

Vídeo