Comandante da Guarda Civil Municipal recebe título de Cidadão Osasquense

por osa — publicado 29/10/2009 12h10, última modificação 04/01/2018 11h34
A Câmara de Osasco homenageou na noite da última sexta-feira (23/10), o comandante da Guarda Civil Municipal Gilson Pereira de Menezes, em Sessão Solene realizada no auditório da 56ª Subseção Osasco da OAB, concedendo-lhe o título de Cidadão Osasquense.
Comandante da Guarda Civil Municipal recebe título de Cidadão Osasquense

O homenageado recebe o Título de Cidadão Osasquense das mãos do vereador João Gois. Ao lado, o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio

O autor da propositura é o vereador João Gois (PT).

Gilson Pereira Menezes

Gilson Menezes

O vereador João Gois leu o histórico da vida de Gilson Menezes, que nasceu em Cabo (PE) e veio para São Paulo em 1981.

Em 1988, iniciou sua trajetória na polícia, passando a trabalhar na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, onde exerceu as funções de guarda civil 3ª Classe, Classe Especial e Classe Distinta. Em 2004, foi promovido a inspetor, assumindo o comando da 1ª Inspetoria de Fiscalização, na área central de São Paulo, com um efetivo de cerca de 900 agentes que atuavam no combate ao contrabando e pirataria.

Em 2005, a convite do prefeito Emidio de Souza, Gilson Menezes assumiu o comando da Guarda Civil Municipal, onde realizou diversas ações que deram notoriedade nacional à corporação. Dentre suas ações, Menezes firmou convênio coma Polícia Federal, permitindo o porte de armas aos guardas municipais de Osasco.

Em 2007, Menezes foi eleito presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, com mandato previsto até 2011.

É coordenador do Conselho Municipal de Segurança Urbana de Osasco, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal da Região Oeste e secretário geral do Conselho Estadual de Secretários e Gestores de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Membro nato da coordenação deliberativa da Conferência Nacional de Segurança Pública junto ao Ministério da Justiça, Menezes coordena um grupo que discute o papel dos municípios e das guardas municipais na segurança pública junto ao Fórum Metropolitano de Segurança Pública do Estado de São Paulo, representando a cidade de Osasco.

Gilson Menezes é autor de uma propositura que concede prisão especial para os guardas civis do Estado, junto ao Poder Judiciário e à Polícia Judiciária do Estado. Criou o Plano de Setorização e Ocupação Territorial e ainda o plano de Policiamento Aproximado, estreitando a relação entre a população osasquense e os agentes da Guarda Civil Municipal.

O homenageado é graduado em Letras e Pedagogia e pós-graduado em língua portuguesa. Atualmente, é aluno do curso de Direito.

“Conheço o Gilson há cinco anos. Ele foi convidado para organizar e comandar a guarda de Osasco. Ele começou um trabalho difícil, com muita dedicação e muito esforço. Inaugurou-se bases, organizou-se concurso público, qualificou-se profissionais, com dedicação extraordinária”. De acordo com Gois, o trabalho, dedicação, comportamento e maneira de ser de Gilson Menezes mudou um departamento, que muita vezes era menosprezado. “Resolvemos prestar esta homenagem e estendê-la a toda guarda”, disse.

Após receber o título, Menezes também foi homenageado com um troféu em nome de toda a corporação da Guarda Civil Municipal de Osasco. A entrega foi feita pelo subcomandante Erivan Gomes, após um discurso emocionado de gratidão.

Na tribuna, o homenageado agradeceu a todos os presentes por compartilharem com ele aquele momento histórico. Agradeceu os familiares, companheiros de trabalho, à Câmara Municipal e às polícias Civil e Militar. Após, contou um pouco sobre sua história na guarda civil de Osasco. “O prefeito quer a melhora da cidade; o prefeito nos dá sustentabilidade para isso; nosso Deus abre os caminhos. Tudo isso é ingrediente perfeito para os resultados positivos que estamos colhendo”, disse. Ao final, Menezes declarou seu amor pela cidade. “Obrigado, Osasco. Eu pensei que iria conquistá-la, mas ela me conquistou”.

Também fizeram uso da palavra a Sra. Rosilene Bertelli (esposa do homenageado), Pastor Natanael Mendonça (Igreja Batista), Major PM Isaías Vieira (coordenador operacional do 42º BPM/M), Dr. José Paschoal Filho (presidente da OAB – Subseção Osasco), Dra. Áurea Guerreiro (delegada do 4º DP, representando o delegado seccional de Osasco, Dr. Fernão de Oliveira), Dra. Régia Sarmento (ex-corregedora da Guarda Civil Municipal de Osasco), Coronel Antônio Neves (juiz do Tribunal de Justiça Militar, representando o desembargador Henrique Calandra), Paulo Fiorilo (secretário de Administração de Osasco, representando o prefeito Emidio de Souza) e o Dr. Faisal Cury (vice-prefeito de Osasco).

Estiveram presentes Jorge Lapas (secretário de Governo de Osasco), familiares, amigos, companheiros de trabalho, além dos vereadores Valmir Prascidelli e Antônio Toniolo.