Dia da Imigração Japonesa no Brasil é comemorado na Câmara

por osa — publicado 19/06/2016 16h35, última modificação 04/01/2018 11h34

19/06/2016 

No início dos anos de 1900, o Japão enfrentava uma grande crise econômica devido a um crescimento populacional incontrolável e à consequente geração precária de emprego. Por isso, muitas famílias japonesas deixaram seu país de origem e vieram para o Brasil. Os primeiros imigrantes japoneses chegaram em 1908, a bordo do navio Kassato Maru. Eram 165 famílias, que tinham como destino as fazendas e plantações de café do interior de São Paulo. 

Já nos primeiros 10 anos de imigração, mais de 15 mil japoneses já tinham aportado no Brasil. Os números aumentaram entre os anos de 1918 e 1940, período marcado pelas guerras mundiais. Neste momento, já se contabilizava mais de 160 mil nipônicos em terras tupiniquins. Hoje, a comunidade japonesa representa uma grande parcela da população brasileira e contribui imensamente com o crescimento do país.

Pela importância da participação do povo japonês no crescimento e desenvolvimento do Brasil e pela fundamental presença de uma grande comunidade japonesa na cidade de Osasco, o Poder Público introduziu o “Dia da Imigração Japonesa no Brasil”, comemorado, anualmente, no dia 18 de junho.

Em comemoração à data, a Câmara Municipal, a Prefeitura do Município e a Acenbo – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco realizaram Sessão Solene na sede do Legislativo. 

Em 2016, o evento aconteceu na noite de 18/06 e atraiu muitos representantes da colônia japonesa e autoridades osasquenses. 

A solenidade em comemoração à chegada da comunidade japonesa no Brasil teve início com um discurso do Vereador Fábio Yamato (PSDC). Ele falou sobre as suas intenções a respeito das comemorações anuais da imigração japonesa. “Minha intenção sempre foi a de lembrar como os japoneses chegaram ao Brasil. Recordar toda a luta, todas as dificuldades e as vitórias dessa comunidade”. 

Yamato falou, ainda, sobre a história do povo japonês e o êxodo ocorrido há mais de 100 anos. “Não podemos nos esquecer da história daquela gente, daquele país. As dificuldades pelas quais o Japão passava, fizeram com que muitos japoneses procurassem novos rumos, novos caminhos e buscassem uma vida melhor longe de sua terra natal”. E continuou dizendo que “foi um processo doloroso, traumático, mas que eles enfrentaram com garra e muita coragem. Saíram de seu país, sofreram com a viagem, com a adaptação a uma nova terra, a uma nova língua e novos costumes. Lutaram muito, mas venceram”. 

Para encerrar, Yamato afirmou, orgulhosamente: “Graças a Deus, os colonos japoneses vieram para o Brasil. Por aqui, encontraram terras prósperas e uma gente hospitaleira. Sentiram-se em casa e fizeram do Brasil sua segunda pátria. Tenho certeza que Brasil e Japão estarão eternamente irmanados”, finalizou. 

No encerramento do evento, Toniolo, Presidente da Mesa Diretiva, foi enfático ao dizer que “a cultura japonesa já está inserida no cotidiano do brasileiro e a tendência é que as culturas se tornem cada vez mais próximas, assim como os povos”. 

Sobre a importância da relação Brasil e Japão, Toniolo afirmou que “a cultura Japonesa caiu no gosto do povo brasileiro. Hoje, está arraigada no cotidiano aqui no Brasil. Nós aprendemos muito com os japoneses e somos agradecidos por isso, afinal, eles fazem parte de nossa história, de nosso passado e do nosso futuro”, finalizou.

Abaixo, a galeria de fotos e a íntegra do evento, gravada pela TV Câmara Osasco:


 

Câmara Municipal de Osasco
Divisão de Comunicação Social
Chefia de Comunicação: Maurício Viel
Texto: Ráriton Cassoli
Fotos: Eudes de Souza