Comissão de Saúde unifica projeto para entregar para prefeitura

por Divisão de Comunicação publicado 03/11/2021 11h10, última modificação 03/11/2021 11h50
Projeto sugere a criação de um Centro de Referência para curativos

Por Ana Luisa Rodrigues

Os vereadores Michel Figueredo (Patriota), Lúcia da Saúde (Podemos) e Batista Comunidade (Avante) há tempos avaliam a possibilidade da criação de um Centro de Referência de Curativos em Osasco. Membros da Comissão Parlamentar de Saúde e Assistência Social, eles decidiram unificar um projeto para apresentar ao Poder Executivo.

Pensando nisso, a comissão realizou uma reunião na última semana de outubro, que contou com a participação de enfermeiros especialistas no assunto, e também do vereador Joel Nunes (Republicanos).

“Vimos que temos propostas semelhantes e decidimos fazer um trabalho em conjunto para elaborar um projeto e amadurecer as ideias”, comentou Batista Comunidade.

Depois de ter atuado por sete anos como gestor em uma unidade básica de saúde, Michel Figueredo defende a criação de protocolos para unificar o atendimento em toda a rede de saúde, inclusive na questão dos curativos.

“Nós que atuamos na ponta sabemos da importância dos curativos para muitos pacientes. Sabemos o que realmente representa na vida de um diabético e de outros pacientes ter cuidados específicos com curativos. Mas, geralmente é um assunto que não é tratado com prioridade”, disse Michel Figueredo.

De acordo com Lúcia da Saúde, a Polisul, localizada na R. Dom Ercílio Cruz, Jd. Bela Vista, seria um local ideal para a instalação do centro, pela localização e pelo espaço.

“Disponibilizei uma emenda para criação deste centro na Polisul. Esperamos criar protocolos para que a cidade seja referência em curativos. Quando a gente fala de feridas as pessoas não gostam, mas a as pessoas não entendem o que é um paciente em casa com problemas crônicos ”, afirma Lúcia.

O vereador Joel Nunes falou sobre a importância de ter um local para referência em curativos lembrando que em Recife (PE) há um hospital que é referência para atender casos de queimaduras graves e que pode servir de exemplo. “É de suma importância ter uma referência e a ferida em si pode evoluir para outros problemas. Há sofrimento para a pessoa com feridas, para queimados, diabéticos e acamados que precisam de cuidados constantes. Isso pode não parecer, mas é muito relevante”, declara.

Para entender melhor como seria o fluxo e os protocolos para a criação do centro de referência, a Comissão contou com as explicações de dois enfermeiros, Regina Maciel e Marcos Pimenta que tiraram dúvidas dos parlamentares.

De acordo com dados apresentados por Marcos Pimenta, representam 1,87% as úlceras por pressão crônica, vasculogênicas e neuropáticas, além de feridas traumáticas agudas e queimaduras.

“Em Osasco, seriam cerca de 13.116 pessoas acometidas dessas patologias. Sendo que 30% destas teriam sido acometidas com lesões crônicas de grau 2, que precisam de pessoas capacitadas para oferecer tratamento mais viável”, esclareceu Pimenta.

Segundo Batista Comunidade, a comissão se reunirá para definir os protocolos e ajustar o projeto do Centro de Referência para apresentar o projeto ao prefeito.