Comissão Legislativa de Saúde visita hospital ICESP, em São Paulo

por Divisão de Comunicação publicado 25/10/2021 21h34, última modificação 25/10/2021 21h34
Vereadores Michel Figueredo e Lúcia da Saúde buscaram esclarecimentos sobre protocolos de encaminhamento de pacientes
Comissão Legislativa de Saúde visita hospital ICESP, em São Paulo

Foto: Robson Cotait.

Por Ana Luisa Rodrigues

Representando a Comissão Legislativa de Saúde e Assistência Social, os vereadores Michel Figueredo (Patriota) e Lúcia da saúde (Podemos) estiveram, na manhã desta segunda-feira (25), no ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo). O objetivo da visita foi obter esclarecimentos sobre os protocolos de encaminhamentos dos pacientes de Osasco para o ICESP.

Recebidos pelo Dr. Gustavo Albuquerque, assistente-médico da diretoria executiva do ICESP, os parlamentares osasquenses conheceram os setores onde são realizadas as sessões de quimioterapia e radioterapia. Gisela Menegussi, coordenadora da Radioterapia, mostrou os equipamentos do setor e comentou o quanto a tecnologia utilizada tem ajudado no tratamento dos pacientes.

“Esses equipamentos são cada vez mais precisos. Com isso há redução no número de sessões e assim há aumento no número de vagas oferecidas para tratamento”. A coordenadora também informou que o equipamento utilizado no ICESP, em Osasco, tem tecnologia diferente, mas também é muito eficaz. O próprio Dr. Gustavo Albuquerque apontou que o tratamento de radioterapia realizado em Osasco é eficiente e que a troca de equipamento realizada há cerca de 18 meses facilitou muito para os pacientes.

“O antigo equipamento não possibilitava radioterapia das doenças de pescoço, por exemplo. Agora o paciente da Rota dos Bandeirantes pode fazer o tratamento em Osasco, na maioria dos casos, e isso diminuiu a necessidade de visitadas no ICESP. O único procedimento que não é feito em Osasco são as radiocirurgias”, informou Albuquerque.

O médico apontou que Osasco é responsável por 45% dos encaminhamentos ao ICESP, seguido de Barueri, com 25%. Questionado pela vereadora Lúcia da Saúde sobre a demora no atendimento, visto que os parlamentares recebem muitas reclamações, o profissional afirmou que o ICESP não abre vaga no sistema CROSS se não houver vagas disponíveis.

“Tão logo aceitamos o paciente, em poucos dias ele começa o tratamento. Geralmente, a espera para a primeira consulta é rápida, não demora mais que duas semanas”, justificou o médico, ao explicar como funciona o atendimento e como devem ser seguidos os protocolos desde o momento em que o paciente é incluído no CROSS.

Ainda de acordo com Albuquerque, com a pandemia do Covid-19, os encaminhamentos para o ICESP diminuíram muito. “Recebíamos cerca de 300 encaminhamentos por ano da região oeste, que inclui Osasco. Agora, está em cerca de 200”, declarou.

A vereadora Lúcia da Saúde questionou quais eram os motivos da redução dos encaminhamentos. Segundo o Dr. Albuquerque, a pandemia afastou muitos pacientes, que deixaram de procurar o atendimento inicial e buscaram ajuda médica quando a vida normal era afetada.

Para Lúcia da Saúde, Osasco pode investir mais na prevenção se ampliar os diagnósticos precoces. “Nós podemos ajudar incentivando as ações na prevenção, por meio da rede dos agentes de saúde e de mais médicos na rede básica. Em Osasco, temos a Polinorte, por exemplo, que pode realizar ações mais efetivas também. O câncer tem cura e quanto antes for descoberto melhor”.

De acordo com Lúcia da Saúde, a visita foi muito produtiva e “saímos daqui com muitas ideias para melhorar o atendimento na rede básica, já pensando em como evitar que o câncer seja diagnosticado tardiamente”, explicou.

Presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social e entusiasta da padronização do atendimento nas UBS, o vereador Michel Figueredo declarou que sua convicção da necessidade de manter o foco na prevenção aumentou ainda mais após a visita ao ICESP. “Nós precisamos padronizar o atendimento. Com mais médicos na rede, poderemos fazer alguns exames no ato da consulta e o encaminhamento para outros exames não deverá demorar. Com a padronização no atendimento, poderemos avançar muito para um diagnóstico precoce”, afirmou Michel Figueredo.

Segundo o parlamentar, em novembro, a comissão deverá realizar uma Audiência Pública para discutir a padronização das Unidades Básicas de Saúde. “Vimos aqui o quanto é importante fortalecer o atendimento na rede primária e isso é possível através da padronização. Vamos levar esse debate para uma audiência em breve”, adiantou Figueredo.

Propostas

Durante a visita ao ICESP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, na Capital, os parlamentares osasquenses fizeram algumas observações que serão propostas ao prefeito de Osasco. “Vamos encaminhar para o prefeito sugestões para que o atendimento nas unidades básicas seja reforçado com mais médicos e mais exames. O câncer tem cura e quanto antes fizermos o diagnóstico melhor para o paciente”, comentou a vereadora Lúcia da Saúde.

A Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara de Osasco é formada por Michel Figueredo (presidente), Lúcia da Saúde (relatora) e pelos membros Pelé da Cândida, Batista Comunidade e Cristiane Celegato.