Comissões Permanentes reúnem-se para debater projetos em tramitação

por Divisão de Comunicação publicado 10/06/2021 10h55, última modificação 10/06/2021 10h55
Memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 é uma das propostas analisadas
Comissões Permanentes reúnem-se para debater projetos em tramitação

Reunião das Comissões Legislativas. Foto: Robson Cotait.

Por Deniele Simões

Os vereadores que integram as nove Comissões Permanentes de trabalho da Câmara Municipal de Osasco reuniram-se na manhã desta quarta-feira (9) para mais uma reunião de trabalho. Na pauta, eles discutiram os projetos em tramitação na Casa.

No Portal da Transparência, existem 58 projetos cadastrados, entre propostas de iniciativa dos parlamentares e do Poder Executivo Municipal. Desse total, cerca de 22 estão em tramitação nas comissões. Os destaques são os projetos ligados ao enfrentamento e conscientização sobre a pandemia da Covid-19 em Osasco.

Uma das propostas, de autoria do presidente da Câmara, vereador Ribamar Silva (PSD), prevê a criação de um memorial em homenagem às vítimas da doença na cidade. De acordo com Ribamar, a iniciativa visa prestar uma “singela homenagem às pessoas que faleceram vítimas da Covid-19”. A proposta é que o memorial seja erguido em respeito a cada dessas vidas perdidas e aos sentimentos dos familiares das vítimas do coronavírus em Osasco.

Outro projeto, também ligado ao tema da saúde, é de autoria do vereador Ralfi Silva (REP), que dispõe sobre o uso de veículos destinados ao transporte escolar em outras atividades durante o período de pandemia.

Segundo o autor da proposta, muitos transportadores tiveram suas atividades paralisadas por causa da pandemia. “Pensando nisso, nada mais justo que se permita utilizarem seus veículos durante o enfrentamento da pandemia para transporte de passageiros não-escolares e mercadorias, dentre ouras finalidades”, justifica.

De autoria do vereador Délbio Teruel (DEM), o Projeto de Lei 39/2021 prevê atendimento prioritário às pessoas que seguirem os protocolos de segurança contra a Covid-19 na rede de saúde. A ideia do vereador é que os que promovem aglomerações e festas clandestinas fiquem no final das filas de atendimento e de vacinação.

Reuniões Semanais

Conforme determina o Regimento Interno da Câmara, os membros das comissões são responsáveis pela análise criteriosa dos projetos apresentados na Casa – tanto os formulados pelo Poder Executivo municipal, quanto aqueles de iniciativa dos vereadores.

Os encontros acontecem semanalmente, para que cada membro tenha acesso ao teor dos projetos e possa analisar as matérias de forma mais detalhada.