Comitiva da Câmara de Osasco participa do Senacop 2023

por Divisão de Comunicação publicado 24/11/2023 12h35, última modificação 24/11/2023 13h03
Liderado pelo presidente Carmônio Bastos, grupo representou o Legislativo no maior evento de compras públicas do país.

Por Comunicação

Uma comitiva da Câmara Municipal de Osasco, liderada pelo presidente Carmônio Bastos (Podemos), participou do Seminário Nacional de Compras Públicas (Senacop 2023). Realizado nos últimos dias 20, 21 e 22 de novembro, no Mato Grosso do Sul, o seminário teve como tema principal a Nova Lei de Licitações e Contratos — 14.133/2021 —, que deverá ser adotada obrigatoriamente a partir de 1º de janeiro de 2024.

Principal evento sobre compras públicas do país, o Senacop 2023 reuniu agentes do setor público de todo o Brasil, em busca de trocas de experiências, conhecimento e, principalmente, capacitação sobre a Nova Lei de Licitações. Ela prevê, entre outras coisas, a realização exclusiva de pregões eletrônicos, acabando assim com as licitações presenciais.

O presidente da Câmara de Osasco, vereador Carmônio Bastos, destacou a participação da comitiva osasquense no seminário. “Sou responsável pelo Legislativo Municipal e é meu dever estar atualizado sobre essa lei tão importante, pois é ela que, a partir de janeiro, vai regular os processos de licitação realizados por órgãos públicos, inclusive a Câmara de Osasco”, afirmou Carmônio.

“Como minha gestão é pautada pelo respeito aos recursos públicos e pelo compromisso em seguir fielmente o que prevê a legislação, fiz questão de participar pessoalmente do seminário. O Senacop 2023 foi fundamental, justamente, para seguir esse caminho do qual não abro mão”, completou o presidente.

Além do vereador Carmônio Bastos, a comitiva do Legislativo osasquense foi formada por Rafael Ramos Feijó Munhoz (diretor de Compras e Suprimentos da Câmara), Anderson Gonçalves (diretor-geral) e Renan Venâncio (chefe de Gabinete da Diretoria de Compras e Suprimentos). Ao longo dos três dias de evento, eles participaram de painéis e palestras ministradas por profissionais referências em compras públicas no país, entre eles, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler.

Vale ressaltar que a participação no Senacop 2023 não era obrigatória, ou seja, a presença da comitiva de Osasco se deu por livre iniciativa dos responsáveis diretos pela aplicação da Nova Lei de Licitações e Compras no Legislativo Municipal.