Condomínios de Osasco vão ganhar entidade representativa

por osa — publicado 04/12/2017 15h19, última modificação 04/01/2018 11h34
Anúncio foi feito durante Sessão Solene do Dia do Síndico.

Os condomínios residenciais e comerciais de Osasco deverão ganhar uma entidade representativa. O anúncio foi feito na noite da última quinta-feira (30), durante a Sessão Solene em comemoração ao Dia do Síndico, promovida na Câmara Municipal de Osasco.

A Solenidade, que atende ao disposto na Lei Municipal 4.143/2007, aconteceu por iniciativa do Vereador Ricardo Silva (PRB) e teve como objetivo não só homenagear os síndicos do Município de Osasco, como passar orientações aos participantes sobre administração, segurança e funcionamento de condomínios em geral. 

O Presidente da Solenidade, Vereador Ricardo Silva, iniciou os trabalhos com a apresentação de um vídeo elucidativo sobre a função dos síndicos. O material mostrou a importância do profissional para o bom andamento dos trabalhos nos condomínios. 

O Vereador explicou que o aumento no número de condomínios no Brasil proporcionou a ampliação do número de síndicos e, assim como da procura por ações de profissionalização do setor.

Osasco acompanha as estatísticas de crescimento e, segundo dados passados pelo Vereador Ricardo Silva, existem mais de 1.500 blocos condominiais no Município. Desse total, 787 estão localizados na Região Sul. A Zona Norte conta com 252 blocos condominiais e os 485 restantes ficam na região central de Osasco.

 A VERTICALIZAÇÃO E A FIGURA DO SÍNDICO

O representante da DGT Administradora Condominial, Paulo César Chizzolini, abordou a relação entre a verticalização de Osasco e a figura do síndico. “A década de 1960 marcou o início dos condomínios. Depois, veio a nova lei e hoje os síndicos acumulam responsabilidades legais”, explicou Chizzolini, que cumprimentou todos os síndicos pelo Dia do Síndico. 

O sócio administrador da Direções Consultoria Imobiliária, Sérgio Alves de Azevedo, também falou sobre a verticalização, que teve um período mais intenso no início dos anos 80 e, depois, entre 2000 e 2012. 

De acordo com Azevedo, a responsabilidade dos síndicos é tão grande que muitos deles enfrentam problemas como os vivenciados por prefeitos, em função do tamanho dos condomínios. 

“Neste Dia do Síndico, deixamos os nossos parabéns, saudações e que os síndicos busquem força no diálogo para minimizar os conflitos nos condomínios”, declarou. 

O síndico Marcos Batista falou sobra sua experiência pessoal à frente da gestão do Condomínio São Cristóvão, onde existem mais de 15 mil moradores. “O papel do síndico é tentar harmonizar; ele deve ser ouvinte, intermediador e saber separar as coisas pelo bem comum”, explicou o síndico do condomínio, situado no bairro Jardim Veloso, na região Norte de Osasco. 

O advogado Daniel Aparecido Gonçalves falou sobre os conceitos jurídicos que envolvem o dia-a-dia dos condomínios, fazendo uma breve explanação sobre a legislação do setor e as mudanças que garantiram mais autonomia ao trabalho dos síndicos. Durante a explanação, o especialista defendeu a profissionalização da figura do síndico, por meio de leis específicas. 

ASSOCIAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS

O Presidente do PSD, Lau Alencar, orientou o público sobre segurança condominial, passando dicas importantes sobre os recursos que os síndicos podem utilizar para garantir mais proteção aos condôminos.

Lau Alencar também falou sobre as tratativas para a criação da Associação dos Condomínios Comerciais e Residenciais de Osasco. “É importante que a gente ajude a construir a entidade representativa que também vai auxiliar os síndicos e subsíndicos”, justificou.

O Vereador Ricardo Silva espera que a iniciativa da Associação ganhe proporção e força, com vistas também ao desenvolvimento do Município.

O Deputado Estadual Gilmaci Santos (PRB) parabenizou todos os síndicos pela data e colocou-se à disposição dos síndicos e da futura associação para auxiliar no que for necessário, sobretudo no que diz respeito à legislação.