Conselho de Meio Ambiente de Osasco apresenta balanço do trabalho em 2021

por Comunicação — publicado 16/03/2022 14h05, última modificação 16/03/2022 19h14
Dados foram mostrados em Audiência Pública na Câmara de Osasco
Conselho de Meio Ambiente de Osasco apresenta balanço do trabalho em 2021

A vice-presidente do Comdema, Ana Célia Alves. Foto: Robson Cotait.

Por Deniele Simões

Em Audiência Pública realizada na Câmara de Osasco, na noite desta terça-feira (15), representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Comdema) apresentaram o balanço do trabalho promovido pelo órgão em 2021 e abordaram os principais desafios enfrentados na área ambiental em Osasco.

Organizado pela Comissão de Política Urbana, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos do Consumidor de Serviços Públicos da Câmara, o encontro trouxe a prestação de contas do Conselho.

O vereador Délbio Teruel (DEM) presidiu os trabalhos e a vereadora Juliana da AtivOz (Psol) atuou como secretária. Estiveram presentes os vereadores Carmônio Bastos (Podemos), Cristiane Celegato (Republicanos), Julião (PSB), Josias da Juco (PSD) e Zé Carlos Santa Maria (Patriota), além de representantes do Comdema, Prefeitura de Osasco e Sabesp.

O vice-presidente da Câmara, vereador Josias da Juco, foi o primeiro a usar a palavra e enfatizou o papel dos ecopontos e mini-ecopontos. O parlamentar recordou os desafios enfrentados na implantação do equipamento público. “Quando começou, os moradores não queriam. Hoje é um dos equipamentos mais procurados”, explicou.

Balanço 2021

O secretário de Obras e presidente do Comdema, Fábio Grossi, fez a prestação de contas do conselho referente ao exercício de 2021. Ao todo foram 11 reuniões ordinárias, nove de Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, oito de Câmara Técnica de Recursos Hídricos, seis de Comissão de Organização da Semana da Água 2022, 26 portarias, três resoluções e 97 ofícios enviados, dos quais 95 foram respondidos.

Grossi também falou sobre a Secretaria de Meio Ambiente em 2021, destacando ações como a criação do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento, que atualmente trabalha no levantamento hídrico do município. Segundo o secretário, em 2021 foram mais de nove mil podas de árvores e o plantio de cerca de 3,4 mil novas árvores.

Grossi também enfatizou a área de bem-estar Animal, com destaque para os hospitais veterinários. Os mutirões de castração e microchipagem beneficiaram 5 mil animais.

Foram destaques ainda as ações de educação ambiental, com a produção de vídeos, palestras, mutirão de lives e a parceria com a Defesa Civil para conscientização sobre áreas de risco.

Fábio Grossi agradeceu o apoio do prefeito Rogério Lins (Podemos) para a condução dos trabalhos na pasta. “Tem muita coisa a ser feita, mas tenho certeza de que, com esse time, e com a receita que o prefeito nos passou, vamos triplicar esse trabalho”.

Desafios

A vice-presidente do Comdema e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no órgão, Ana Célia Alves, destacou os principais desafios enfrentados.

Ao citar a Política Nacional de Recurso Sólidos, ela lembrou que o gerenciamento adequado do lixo tem grande impacto na questão ambiental. “Todos nós somos geradores de resíduos”, justificou. De acordo com ela, um dos principais desafios é melhorar a coleta de resíduos sólidos nos locais não cobertos pelo serviço, como comunidades e áreas livres.

Outro ponto deficiente, segundo Ana, é a coleta de lixo reciclável. No que diz respeito ao lixo comum, a proposta do órgão é fazer estudos para que as áreas não cobertas pela coleta sejam contempladas com mini-ecopontos com caçambas para a realização do serviço.

Parlamentares

Representante do Legislativo no Conselho, o vereador Zé Carlos Santa Maria recordou o processo de transformação do bairro Santa Maria, que abrigou um lixão no passado.

O parlamentar também destacou a importância do trabalho do Comdema para o meio ambiente da cidade. “Vejo a disposição de cada um de vocês nesse trabalho. Essa cidade vai chegar ao primeiro lugar desse país”.

A vereadora Juliana da AtivOz cobrou informações sobre o trabalho de manutenção do parque do Jd. Rochdale e sobre o impacto ambiental da construção de novos condomínios na cidade. Fábio Grossi explicou que cada um dos 13 parques da cidade tem manutenção semanal, mas que o trabalho acaba prejudicado pelas chuvas e pela equipe reduzida. No caso específico do Rochdale, outro problema enfrentado é o vandalismo, que parte dos próprios frequentadores.

Grossi detalhou que a pasta acompanha de perto os trâmites relacionados aos empreendimentos, assim como a Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público. “Até o exato momento, nada está fora da legislação municipal”, disse o secretário.

No encerramento dos trabalhos, o vereador Délbio Teruel agradeceu a presença dos participantes e enfatizou a importância do trabalho realizado pelo Comdema e pela Secretaria de Meio Ambiente.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo